Actores da SIC e da TVI no 'Superconcurso' da RTP

Publicado a
Atualizado a

Seis actores com uma forte vertente humorística vão ser os protagonistas de Superconcurso, o novo programa da RTP para o horário nobre de domingo, que se estreia no dia 22.

Era o segredo mais bem guardado entre a Fremantle Media, produtora do concurso, e a televisão pública. O DN está, porém, em condições de avançar que as actrizes Ana Bola, Maria Vieira, Cristina Areias e Rosa do Canto e os actores Carlos Cunha e Miguel Melo aceitaram os convites que lhes foram endereçados e vão ser os protagonistas do concurso.

Curiosamente, a grande maioria dos actores escolhidos tem passado os últimos anos na concorrência: Ana Bola e Maria Vieira saíram já este ano da equipa de Herman José, com quem trabalhavam para a SIC; Carlos Cunha é actor residente no programa Fátima (SIC); Cristina Areias esteve na 1.ª Companhia (TVI); e Miguel Melo tornou-se popular com Os Batanetes, tendo participado também na Quinta das Celebridades, ambos exibidos na estação de José Eduardo Moniz.

Segundo apurou o DN, os concorrentes, que vão participar graciosamente no programa, doarão os prémios ganhos a instituições de solidariedade social, que estão ainda a ser identificadas.

O novo trunfo de Nuno Santos para os serões de domingo vai durar sete semanas e reúne cinco concursos de sucesso da RTP: O Preço Certo, já apresentado por Carlos Cruz e Jorge Gabriel e actualmente com Fernando Mendes; Jogo de Cartas, de Nicolau Breyner e Serenella Andrade; Entre Família, de Fialho Gouveia; Com a Verdade M'Enganas, de Herman José; Palavra Puxa Palavra, apresentado por António Sala; e Um, Dois, Três, popularizado por Carlos Cruz.

A mecânica do concurso é simples: os convidados jogam um jogo por semana e vão sendo eliminados também à razão de um por semana. Começam seis, no dia 22, a jogar O Preço Certo. O que mais distante ficar do preço certo de um determinado objecto é eliminado na primeira semana e já não joga na semana seguinte. No final das seis semanas, restam dois concorrentes -aqueles que foram "sobrevivendo" às etapas anteriores. O duelo final recriará a terceira e última parte do Um, Dois, Três, a fase em que os prémios são rejeitados.

Ao longo das seis semanas de jogo, os espectadores vão poder ver igualmente depoimentos de figuras da televisão ligadas à história dos concursos da RTP. O antigo apresentador Artur Agostinho, o ex-realizador e director de programas Luiz Andrade, o actual responsável máximo da programação da RTP, Nuno Santos, Ruth Rita, assistente de Herman José em Com a Verdade M'Enganas, Filipa Garnel, assistente de Nicolau Breyner no Jogo das Cartas, e a apresentadora Serenella Andrade já gravaram os seus depoimentos, bem como Carlos Cruz, que dá voz a um texto seu de homenagem ao falecido Fialho Gouveia.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt