Acreditação de novos cursos arranca em 2010

Publicado a
Atualizado a

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (AAAES) começa em Janeiro a certificar os novos cursos que vão entrar em funcionamento no próximo ano lectivo, cobrando às instituições 2300 euros por cada ciclo de estudos. À Lusa, o presidente da AAAES, Alberto Amaral, revelou que as universidades e politécnicos têm de realizar os pedidos de acreditação prévia dos cursos que vão arrancar em 2010/2011 entre 2 de Novembro e 30 de Dezembro, obtendo resposta, no máximo, até Julho.

Quanto à acreditação preliminar dos cursos já existentes que as instituições queiram manter a funcionar, os pedidos têm de ser feitos entre 9 de Novembro e 5 de Abril de 2010, sendo cobrado pelo procedimento 600 euros.

"No próximo ano civil vamos analisar as propostas de novos cursos e fazer uma triagem, que fica concluída este ano lectivo. O Governo optou por dar prioridade aos cursos que claramente oferecem dúvidas quanto à sua qualidade e analisá-los primeiro", justificou Alberto Amaral.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos considera "injusto" que os custos da avaliação e acreditação de cursos já existentes sejam suportados pelas instituições, defendendo que esse deve ser um encargo assumido directamente pelo Estado. Já as privadas admitem aumentar propinas se tiverem de assumir na íntegra estes custos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt