Achado o túmulo do general que terá inspirado 'Gladiador'

Publicado a
Atualizado a

Património. Escavações arqueológicas em Roma

Vestígios foram encontrados junto ao rio Tibre, a norte de Roma

Chamava-se Marcus Nonius Macrinus e, tal como o herói trágico de Gladiador, de Ridley Scott, foi general e confidente de Marco Aurélio, alcançando ao serviço do seu imperador importantes vitórias militares. Não conheceu, porém, a escravidão, nem se viu forçado a desafiar a morte na arena. Mas os pontos de contacto com a personagem ficcional de Maximus Decimus Meridius fizeram já dele "o" general que mais poderá ter inspirado a personagem a que Russell Crowe deu rosto no cinema.

O conhecimento sobre a trajectória de Marcus Macrinus está a ser aprofundado - a villa do general junto ao Lago de Garda fora já identificada e parcialmente escavada - graças à descoberta do seu túmulo, de perfil monumental, junto ao rio Tibre, em Saxa Rubra, sob o traçado da histórica Via Flaminia, a norte de Roma.

Encontrado durante obras de construção entretanto suspensas, o túmulo do general ostenta mais de dez inscrições, dando conta de ter nascido em Brescia, no norte de Itália, de ter sido magistrado e pró-cônsul da Ásia e alguém muito próximo de Marco Aurélio.

Daniela Rossi, arqueóloga responsável pelos trabalhos, disse à AP, citada pela BBC News, tratar-se do "mais importante achado [da Roma Antiga] dos últimos 20 ou 30 anos". Entre os vestígios já encontrados, todos eles em bom estado de conservação, figura um número significativo de colunas de mármore.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt