A dupla Accor/Amorim vai abrir dez novos hotéis em Portugal, num investimento a cinco anos estimado em 90 milhões de euros.. Constituída em 1989, a joint-venture entre os dois grupos detém já uma rede de 30 unidades hoteleiras no País das marcas Sofitel, Novotel, Mercure e Ibis. A expansão anunciada assinala igualmente a entrada em Portugal dos hotéis Etap, outra das marcas operadas pela cadeia francesa num segmento mais económico, com preços que rondam os 30 a 40 euros por noite..O plano de investimentos prevê a inauguração de três destes hotéis até 2007, o primeiro dos quais em Alverca, com 100 quartos. Vila Nova de Gaia e Torres de Lisboa foram as localizações escolhidas para as outras duas unidades, respectivamente, com 100 e 150 quartos..Nos próximos dois anos serão também abertos quatro novos Ibis. A primeira destas unidades inaugurará em 2006, em Alfragide, com 130 quartos, estando as restantes programadas para Sintra (90 quartos), Torres de Lisboa (250) e centro histórico do Porto (70)..Todos estes sete projectos estão já em andamento, mas o programa contempla mais três unidades até 2010. Nessa fase posterior, também a cidade do Porto verá surgir um hotel Etap, enquanto Lisboa ganhará mais um Novotel e um Ibis, ambos no Parque das Nações..Os novos investimentos para Portugal foram anunciados por André Martinez e Jean-Louis Claveau, responsáveis do grupo Accor, respectivamente, para a área internacional e para a Península Ibérica e Benelux, por ocasião da apresentação do rejuvenescido Sofitel Lisboa, após uma completa remodelação que custou 6,5 milhões de euros. Esta marca, destinada à oferta topo de gama da cadeia hoteleira francesa, concentra as unidades de prestígio do grupo e conta com 185 hotéis em 52 países. Em Portugal está representada pelo Sofitel Lisboa, inaugurado em 1989, então sob a designação de Pullman Sofitel, e pelo Sofitel Vilalara Thalassa, no Algarve, classificado por André Martinez como "o melhor spa no País e talvez em toda a Península Ibérica"..A filosofia da Accor para esta cadeia é que cada unidade tenha a sua própria personalidade, reflectindo a cultura e história locais, conjugada "com o estilo francês de bem viver", ou seja, com requinte e elegância. Desta forma, o Sofitel Lisboa renasce decorado em tons de vermelho - "a simbolizar a produção vinícola portuguesa" -, ouro - "a relembrar os Descobrimentos" - e castanho escuro - "como o mobiliário tradicional". Um toque asiático faz a relação histórica de Portugal com outros mundos, o que é acentuado por diversas peças de arte. O resultado final é, porém, uma mistura de passado e presente, com um look muito contemporâneo, onde são inúmeros os exemplos em que "a cultura francesa se conjuga com a tradição portuguesa".