Abertura da rede decisiva no futuro

Publicado a
Atualizado a

A principal conclusão do relatório da Pew Internet & American Life Project refere a possibilidade de haver um ataque contra a infra- -estrutura da Internet.

No entanto, António Machuco Rosa, professor universitário na Universidade Lusófona e autor de vários livros sobre a Net, não considera que esta seja uma forte probabilidade. O docente explica que um ataque "não depende da Internet, mas de haver alguém interessado em atacar a Internet", disse ao DN. "O que depende da Internet é a sua estrutura facilitar ou não um ataque. E, aí, facilita", continua. António Machuco Rosa refere que, "se forem bem pensados, um ou dois ataques podem ser devastadores, mas num ataque algo aleatório a probabilidade de causar danos é ínfima", sublinha.

Sobre o futuro da Internet, o professor universitário entende que "vai depender muito da rede manter-se aberta ou não e há pressões da indústria para que deixe de ser aberta", o que poderia acontecer se se transformar numa "rede proprietária. Não no sentido de ter um dono, mas de, no funcionamento e nos acessos, passar a ter mais proprietários".

Machuco Rosa afirma que a rede "pode vir a ter diferentes níveis de encerramento e provavelmente é isso que vai acontecer" numa rede que, actualmente, tem como "característica fundamental o ser aberta, tanto a Interne t como a World Wide Web, porque estão no domínio público e foi isso que permitiu o seu desenvolvimento exponencial", conclui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt