ABC vence Sporting e leva decisão para Braga
O ABC venceu hoje o Sporting, por 28-25, no quarto jogo das meias-finais do campeonato nacional de andebol, levando para Braga a decisão de saber quem vai defrontar o Benfica na final.
Depois de ter vencido a 16 de abril no Minho, no terceiro jogo das meias-finais, por 30-25, o Sporting contava com o fator casa para conseguir esta noite a passagem à final, mas desde o primeiro minuto se percebeu que o ABC iria fazer tudo para levar de vencida o encontro.
Numa partida mais disputada fisicamente do que taticamente, de ambos os lados, a prová-lo estão os 'escassos' três golos (1-2) aos cinco minutos e, por exemplo, o número de exclusões na primeira parte: seis (duas para o Sporting e quatro para o ABC).
Aliás foi precisamente essa força exagerada que determinou o jogo. A expulsão de Bruno Moreira - cotovelada a Ricardo Pesqueira -, aos 12 minutos, quando o marcador apontava 5-4, favorável aos bracarenses, deitou a baixo as aspirações 'leoninas' num eventual triunfo.
Os comandados de Carlos Resende aproveitaram a superioridade numérica para ampliar a contagem, passando a ter três golos à maior, uma vantagem que geriu até ao intervalo, apesar das tentativas do Sporting em jogar no erro do adversário.
Pedro Portela, o melhor marcador do encontro (10), entrou na segunda parte a marcar e a reduzir para um tento de diferença, mas a equipa da cidade dos Arcebispos soube não só gerir a entrada de rompante do Sporting, como ter o domínio de bola para recolocar-se na condição de vencedor 'confortável', chegando mesmo a ter uma vantagem de quatro golos (17-21).
Numa noite apagada para Pedro Solha e Frankis Carol, quem brilhou foi a organização bracarense, com o ex-sportinguista Pedro Spínola e Nuno Grilo a assumirem o papel de jogadores mais influentes da equipa, acabando por decidir favoravelmente o resultado para o ABC.
Jogo disputado no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
Sporting - ABC Braga, 25-28.
Ao intervalo: 11-13.
Sob a arbitragem de Mário Coutinho e Ramiro Silva (Aveiro), as equipas alinharam:
- Sporting: Daniel Svensson (gr), Pedro Portela (10), Bosco Bjelanovic (1), Frankis Carol, Pedro Solha (1), João Antunes (5) e Fábio Magalhães (2). Jogaram ainda: Carlos Carneiro (2), Bruno Moreira, Sérgio Barros e João Pinto (4).
Treinador: Javier Azanza.
- ABC Braga: Humberto Gomes (gr), Pedro Marques (1), Diogo Branquinho (3), Ricardo Pesqueira (2), Pedro Spínola (5), Carlos Martins e Nuno Grilo (7). Jogaram ainda: Fábio Antunes (3), Miguel Sarmento (4), João Gonçalves, André Gomes (1) e Nuno Rebelo (2).
Treinador: Carlos Resende.
Marcha do marcador: 1-2 (5 minutos), 4-4 (10), 4-7 (15), 8-10 (20), 10-12 (25), 11-13 (intervalo),13-14 (35), 14-17 (40), 16-18 (45), 17-21 (50), 22-25 (55), 25-28 (final).
Assistência: Cerca de 750 espetadores.