Abandonadas buscas para encontrar alpinistas desaparecidos nos Alpes
As buscas para encontrar os oito alpinistas que desapareceram quarta-feira num deslizamento de terras e rochas nos Alpes suíços foram abandonadas, anunciou hoje a polícia suíça.
"Nós fizemos tudo o que era possível para os encontrar", disse o responsável pelos socorros, Andrea Mittner, enquanto Sandra Scianguetta, porta-voz da polícia suíça do Cantão de Grisons (sudoeste), afirmou à agência AFP que "as buscas foram abandonadas".
Os alpinistas - quatro alemães, dois austríacos e dois suíços -, desapareceram em Piz Cengalo, a 3.369 metros de altitude, depois de terem sido apanhados por um deslizamento de terras e rochas que ocorreu na manhã de quarta-feira e atingiu uma velocidade de 250 quilómetros por hora.
O deslizamento de terras e rochas levou tudo à sua frente, como uma avalancha, tendo destruído à sua passagem parte da aldeia de Bondo, perto da fronteira com a Itália.
"Não pudemos encontrar ninguém", lamentou Mittner, citado pelos media suíços.
Cerca de 120 socorristas, polícias, bombeiros e militares ajudados por cães e com equipamento especial para salvamento deram por terminada a operação de buscas dos oito alpinistas desaparecidos.
As autoridades decretaram uma zona de exclusão aérea com um raio de cinco quilómetros para facilitar o trabalho das equipas de buscas.
O acidente aconteceu na quarta-feira às 09:30 locais (08:30 em Lisboa): uma massa de terra e rocha de quatro milhões de metros cúbicos destacou-se da encosta de Piz Cengalo e resvalou em direção ao vale, junto à pequena aldeia de Bondo, provocando a tragédia.