A versão pequena e poliglota do francês Patrick Vieira
Um dia pediram ao inglês Micah Richards para descrever o seu colega no Manchester City, Gelson Fernandes: "É como uma versão mais pequena do Patrick Vieira - não pára de correr e nunca vira a cara à luta." Foi o que se viu ontem no jogo com a Espanha, ao não desistir de lutar com Piqué até marcar o golo.
Este suíço de 23 anos, aguerrido dentro de campo, vê o futebol como uma paixão, mais que um emprego. Nascido em Cabo Verde, Gelson é primo do internacional português Manuel Fernandes e conhecido por ser um jogador poliglota: "Quando me mudei para a Suíça [aos cinco anos] fui para uma escola onde aprendi francês, suíço-alemão e italiano. Em Manchester aprendi inglês e estou agora a estudar espanhol e chinês, mas apenas por prazer", contou no início do mês ao site da FIFA. A isto junte-se o português e crioulo falados em Cabo Verde.
A sua carreia começou nas camadas jovens do FC Sion, onde se estreou profissionalmente em 2004. Uma exibição pelos sub-21 da Suíça contra a Inglaterra chamou a atenção do Manchester City. Os ingleses pagaram seis mil euros por ele no Verão de 2007. "Era um clube familiar, o sítio ideal para crescer e desenvolvermo- -nos", disse o atleta. Algumas lesões não o deixaram mostrar-se no City e por isso mudou de ares. O seu destino foi o histórico Saint-Etienne, do campeonato francês, onde mostrou valor suficiente para ir ao Mundial da África do Sul.