A verdadeira surpresa da Bola de Ouro será o fato de Messi
Lionel Messi deverá ganhar hoje a sua quarta Bola de Ouro, na gala que vai decorrer em Zurique, Suíça. Disso parece não haver grandes dúvidas e até Cristiano Ronaldo, que ganhou o título de melhor jogador de 2008, 2013 e 2014, já afirmou que desta vez o galardão irá para o argentino. Aquilo que parece mais difícil de prever é o estilo do fato que o jogador do FC Barcelona vai usar.
Messi tem sido original nas suas escolhas nos últimos anos, com fatos vermelhos ou casacos às bolas.
Em Espanha já se especula que o internacional argentino vai usar um fato preto com inscrições de coroas a branco, mas só logo à tarde, a partir das 17h30, se confirmará a escolha.
Nas primeiras galas da FIFA Messi foi mais clássico, com fatos de corte tradicional e de cor preta, embora o veludo vermelho já tenha surgido no casaco que usou na gala de 2012. Mas desde 2013 que o jogador tem feito questão de surpreender.
Na gala desse ano, em que ganhou o título de melhor jogador de 2012 (o quarto consecutivo da sua carreira), Messi surgiu com um casaco preto às bolinhas brancas da Dolce & Gabbana, marca com a qual tem contrato desde 2010.
"Eu é que escolhi. Quis fazer algo diferente desta vez. Não deve ser sempre a mesma coisa", disse na época o internacional argentino, que combinou este original casaco com umas calças pretas, camisa branca e o laço com o mesmo padrão do casaco.
[artigo:2980433]
No ano seguinte, Messi escolheu um fato vermelho, com camisa branca e laço preto.
Em 2015, a opção foi para um fato bordeau com camisa preta.
Este ano, Ronaldo não deverá, assim, atingir o objetivo enunciado o ano passado: igualar Messi e conquistar quatro bolas de ouro. "Não quero parar por aqui. Espero apanhar o Messi já na próxima época", disse na gala de há um ano.
Entretanto, percebeu que dificilmente o conseguiria fazer. "Acho que Messi vai ganhar neste ano porque é um troféu decidido por votos", afirmou em novembro do ano passado. "Fiz provavelmente a melhor época a nível individual da minha carreira e fui o máximo goleador da Europa, mas a Bola de Ouro decide-se por votos. É difícil. Não estou muito preocupado, nunca esperei ganhar três vezes e consegui", sublinhou.
O '10' dos catalães e da Argentina é o único jogador da história que ganhou por quatro vez a Bola de Ouro, mais uma do que o 'capitão' da seleção portuguesa e '7' do Real Madrid, vencedor em 2008, 2013 e 2014.
Neymar surge como 'outsider', como aconteceu, em anos anteriores, a Fernando Torres, Xavi, Andrés Iniesta, Franck Ribery e Manuel Neuer.