No final de junho, 25 anos depois de Madrid ter sido a última sede da Cimeira da NATO, a capital espanhola volta a ser palco de um novo capítulo da segurança europeia. E a Europa, na sua maioria, terá de ser a protagonista. Em última análise, o próximo encontro da Aliança deve ajudar-nos, europeus, a intensificar e assumir as nossas responsabilidades no que diz respeito à segurança do nosso continente. Essa é a melhor e mais necessária contribuição que a Europa pode dar para o futuro da NATO..O contexto geopolítico de hoje é muito diferente daquele de há um quarto de século. Na sua Cimeira de Madrid de 1997, a NATO convidou três antigos países do Pacto de Varsóvia - a República Checa, a Hungria e a Polónia - a aderirem. Além disso, após a assinatura naquele ano do Ato Fundador NATO-Rússia e o subsequente estabelecimento do Conselho NATO-Rússia, a Europa estava a olhar para um futuro de reaproximação sem precedentes com o Kremlin. Agora, é claro, resta pouco desse otimismo..A NATO tem-se mostrado indispensável para a segurança da Europa e a melhor garantia da sua segurança nacional para um número crescente de países. Uma das consequências mais importantes da guerra na Ucrânia foi a candidatura da Finlândia e da Suécia à adesão à NATO - dois países com todas as credenciais para contribuírem positivamente para a Aliança. Na sequência da recente decisão dos cidadãos dinamarqueses de aderirem à política de defesa da União Europeia, as instituições que constituem a base da segurança europeia estão a tornar-se cada vez mais alinhadas..Durante décadas, uma falsa dicotomia entre europeístas e atlantistas alimentou um debate estéril e improdutivo sobre a segurança na Europa. Hoje, poucos duvidam de que os europeus devem contribuir mais para a Aliança e para a segurança europeia, e que devem desenvolver a capacidade de liderar em futuras crises de segurança. A questão, portanto, é como a Europa pode contribuir melhor para a missão da NATO..Uma Europa forte é indispensável para revitalizar o vínculo de segurança transatlântico. Numa das minhas primeiras reuniões como alto-representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança, um ex-chefe britânico do Estado-Maior da Defesa, descreveu com pertinência a direção que esse relacionamento deveria tomar. "Uma Europa que permanece aliada dos Estados Unidos simplesmente por causa da sua própria fraqueza é de valor limitado", disse..Reforçar a relação transatlântica implica reconhecer que a sua componente europeia mudou. Os acontecimentos dos últimos meses mostraram que a UE pode responder às ameaças à segurança de forma coordenada e robusta. Extensas sanções contra a Rússia, financiamento conjunto de fornecimento de armas para a Ucrânia e a mera ideia de reduzir drasticamente a dependência da Europa da energia russa teriam sido impensáveis há apenas alguns anos..A resposta europeia à invasão da Ucrânia pela Rússia, após as medidas que o continente adotou para mitigar as consequências económicas da covid-19, confirmou que a Europa se torna mais forte em tempos de adversidade. É verdade que a agressão do presidente russo, Vladimir Putin, facilitou a união da Europa. Mas a ambição dos seus líderes é digna de nota, dados alguns dos custos económicos das medidas para a Europa..A base para o avanço da integração de defesa europeia já existe. Os progressos nos últimos 20 anos na Política Comum de Segurança e Defesa, a experiência das missões civis e militares da UE, o trabalho da Agência Europeia de Defesa e a adoção da Bússola Estratégica colocam a Europa numa posição favorável para enfrentar o desafio..A disponibilidade dos povos nacionais e das instituições da UE para financiarem projetos conjuntos para reforçar o Setor da Defesa Europeu é um primeiro passo essencial. A recente mudança de política do governo alemão - quase duplicando os gastos com a defesa em 2022, para 100 mil milhões de euros - representa uma oportunidade histórica para financiar projetos com outros parceiros europeus..E a Alemanha não está sozinha. A guerra na Ucrânia levou os estados-membros da UE a anunciarem aumentos sem precedentes nos gastos com a defesa, totalizando 200 mil milhões de euros nos próximos quatro anos. Esses compromissos contrastam com a lentidão anterior da Europa neste domínio. Nos últimos 20 anos, o aumento percentual nos gastos combinados de defesa dos estados-membros da UE foi três vezes menor que o dos EUA, 15 vezes menor que o da Rússia e 30 vezes menor do que o da China..Felizmente, a quantidade de gastos militares é menos importante do que a forma como são usados. Devemos gastar melhor, juntos e como europeus. As despesas conjuntas de defesa são mais eficientes do que os esforços nacionais e ajudam a reforçar a base industrial e tecnológica da Europa. O recente compromisso da Comissão Europeia de alocar 500 milhões de euros para compras conjuntas de defesa sugere que a Europa está a ir na direção certa..Atualmente, a Europa depende de gastos fora das suas fronteiras para 60% das suas capacidades militares. Mais e melhores despesas de defesa devem evitar aumentar a dependência da Europa das indústrias de armas de outros países, pois isso prejudicaria os esforços para alcançar uma maior autonomia estratégica europeia. Mas, embora devamos encorajar o investimento numa indústria de defesa inteiramente europeia, a proposta União Europeia da Defesa da Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, não deve criar novas dependências internas que beneficiem algumas indústrias nacionais na Europa..O desenvolvimento da Política de Defesa Comum da UE não implica a divisão de responsabilidades no que diz respeito à segurança europeia, nem pretende substituir a função vital que a NATO desempenha. As responsabilidades das organizações que constituem a base do vínculo de segurança transatlântico permanecerão as mesmas. O que importa é assumir essas responsabilidades com todas as nossas capacidades existentes..O comentador americano Walter Lippmann disse que as alianças são como as correntes: não podem ser fortes com elos fracos. Com a Cimeira de Madrid de 2022 da NATO a decorrer, esta é a melhor forma de descrever o desafio político que se coloca à relação transatlântica. Só a vontade política dos europeus e dos seus dirigentes poderá reforçar a segurança do nosso continente..Ex-alto-representante da UE para as Relações Exteriores e Política de Segurança, secretário-geral da NATO e ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, é presidente do EsadeGeo - Centro de Economia Global e Geopolítica e membro distinto da Brookings Institution..© Project Syndicate, 2022.