A Nova diva negra da música pop

Publicado a
Atualizado a

Beyoncé Knowles, uma das artistas mais bem sucedidas da actualidade e uma das mulheres mais desejadas do mundo. Pode ter apenas três álbuns a solo, mas desde os sete anos que a música tem dominado a sua carreira. Hoje é muito mais do que cantora, é estrela de cinema, estilista, empresária, tudo com 27 anos e 60 milhões de euros arrecadados apenas em 2008. Logo à noite actua em Portugal, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde vem apresentar o seu mais recente disco I Am…Sasha Fierce.

Nasceu a 4 de Setembro de 1981, em Houston, no estado do Texas. Antes de ser a estrela mundial que é hoje, casada com um dos maiores nomes do hip hop, Jay-Z, e encher estádios atrás de estádios, Beyoncé cantava no coro da igreja. Este foi o seu primeiro palco, aos sete anos, idade em que participou também no primeiro concurso de jovens talentos, onde interpretou Imagine, de John Lennon. O sucesso foi garantido e levou o troféu para casa.

Antes do estrelato de Beyoncé, os seus pais, Matthew e Tina Knowles, eram empresários bem sucedidos em Houston. Matthew vendia equipamento médico, Tina era proprietária de um salão de beleza. Mas à medida que a filha ia vencendo mais concursos, o casal foi-se empenhando cada vez mais na sua carreira e ainda hoje a acompanham para todo o lado.

Com oito anos Beyoncé conheceu LaTavia Robertson num casting para uma girl band. Com Kelly Rowland formam as Girl's Tyme, que no futuro viriam a ficar conhecidas como Destiny's Child e vender mais de 50 milhões de discos. Foi já prevendo este caminho que Matthew Knowles deixou de vez o trabalho como vendedor de equipamento médico para se dedicar a cem por cento à carreira da sua filha mais velha (Beyoncé tem uma irmã mais nova, Solange Knowles, que também é cantora), tendo-se tornado agente das Destiny's Child em 1994. Dois anos depois a girl band consegue o seu primeiro contrato discográfico. Na mesma altura o casal Knowles divorciou-se, ficando Beyoncé e a irmã a viver com a mãe num pequeno apartamento. No entanto, o destino das Destiny's Child já se começava a desenhar como um dos mais bem sucedidos das girl bands, com Matthew Knowles a gerir os caminhos da filha e colegas de grupo.

O grupo sofreu ainda muitas reviravoltas. Mudou de formação, teve processos em tribunal, parou entre 2002 e 2004, até que em 2005 se separaram. Mas nesta altura já Beyoncé tinha editado o seu primeiro disco a solo e demonstrado que o fim do grupo não iria ditar o fim da sua carreira musical.

Mas antes de dar provas do seu talento sem o apoio de uma girl band, Beyoncé teve oportunidade de se estrear no grande ecrã, no filme Austin Powers em Membro Dourado, em 2002. A banda sonora do filme contou com o seu primeiro tema a solo, Work It Out. A experiência correu tão bem que no ano seguinte voltou a protagonizar uma nova comédia, O Menino de Coro, ao lado de Mickey Rooney. No mesmo ano estreou-se a solo com o álbum Dangerously in Love, que venceu cinco prémios Grammy. Foi também nesse ano que conheceu Jay-Z quando este a convidou para cantar no single Bonnie & Clyde. Pouco depois iriam dar início a uma relação que se consumou em casamento em 2008.

A partir do fim das Destiny's Child, Beyoncé aposta cada vez mais na sua carreira como actriz. Trabalha com Steve Martin em 2006 em A Pantera Cor-de-Rosa, no mesmo ano dá vida a Deena Jones, personagem inspirada na cantora Diana Ross, no filme Dreamgirls, baseado na carreira das The Supremes e ainda editou B'Day, que chegou às lojas no dia do seu 25.º aniversário. Foi este disco que a trouxe até Portugal pela primeira vez, a 24 de Maio de 2007, também no Pavilhão Atlântico.

Já este ano, Beyoncé foi uma das artistas que actuou nas festividades de tomada de posse de Barack Obama, sendo que este ano ainda vai estrear-se em dois novos filmes em que será protagonista.

No entanto, a cantora já revelou que depois da digressão de promoção a I Am…Sasha Fierce, o seu terceiro álbum, vai fazer uma pausa durante dois anos. Hoje é assim a oportunidade para ver a cantora ao vivo, a partir das 21.00, novamente no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt