A música que se ouvirá e o teatro e cinema que se verão
programação Natural da Baía como Tom Zé, mas a viver no Rio de Janeiro, Lucas Santtana colabora regularmente com aquele e com Arto Lindsay ou João Brasil, criando uma música onde se cruzam a tradição e o experimentalismo. Santanna é um dos nomes da música que vão marcar presença no programa de música do Próximo Futuro, junto com Lula Pena, o Soundway Records DJ Set , do Reino Unido, ou a Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou, do Benin.
No teatro, virão, do Chile, a Compañia Teatro La Memoria, com Hechos Consumados, de Juan Radrigán, e a Compañia Teatro en El Blanco, com Neva, encenada por Guillermo Calderón.
A programação de cinema, concentrada no ciclo Cinemateca Próximo Futuro e que junta filmes oriundos de três regiões culturais distintas, abrangendo vários géneros e formatos, e traduzindo a diversidade cultural da origem dos realizadores, bem como dos temas que neles são tratados.
Entre vários outros, serão vistos títulos como La Teta Asustada, da realizadora peruana Claudia Llosa (vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim de 2009), Paseo, do chileno Sergio Castro, Trilogia das Novas Famílias, da moçambicana Isabel Noronha, Tamboro, do brasileiro Sérgio Bernardes, ou Los Viajes del Viento, do colombiano Ciro Guerra.