A Matemática de Möbius na próxima Presidência Alemã da UE

Publicado a
Atualizado a

A Alemanha assumirá a 1 de julho a presidência do Conselho da União Europeia (UE) que, desde o inicio de 2020, tem estado e ainda estará até ao final do mês de junho a cargo da Croácia.

Exercida em regime rotativo, por períodos de seis meses, pelos Estados-membros da UE, a presidência do Conselho, e passo a citar o que consta na página oficial do Conselho da UE/Conselho Europeu (aqui: https://www.consilium.europa.eu/pt/council-eu/presidency-council-eu/) "é responsável por impulsionar os trabalhos do Conselho em matéria de legislação da UE, assegurando a continuidade da agenda da UE, o bom desenrolar dos processos legislativos e a cooperação entre os Estados-Membros. Para tal, a Presidência tem de atuar como mediador íntegro e imparcial."

Recorde-se que, enquanto instituição da UE, compete ao Conselho Europeu: negociar e adotar a legislação da UE; coordenar as políticas dos Estados-Membros (na área da economia e orçamento, na área da educação, cultura, juventude e desporto, na área do emprego); elaborar a política externa e de segurança comum da UE; celebrar acordos internacionais; e, por fim, adotar o orçamento da UE.

"Gemeisam. Europa wieder stark machen" [Em conjunto. Fazer/tornar a Europa novamente forte] é o lema escolhido para a presidência alemã, conforme foi divulgado no passado dia 29 de maio. Segundo Heiko Maas, Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, impulsionar a economia europeia, fortalecer a coesão interna e agir externamente enquanto Europa unida constituem tarefas desta presidência. Uma presidência que também, conforme referido pelo Ministro alemão, pretende fazer com que a Europa supere a crise do Coronavírus.

Daí que o logótipo escolhido seja a banda do matemático e astrónomo alemão, August Ferdinand Möbius (1790-1868), tida para Maas como "uma banda forte para uma Europa unida".

Criada em 1858, esta banda de Möbius trata-se de um objeto geométrico em forma de laço. Um "objeto não orientável" para os matemáticos já que não é possível determinar qual é a parte de dentro e de fora, qual é a parte de cima e a de baixo. Imaginando que iniciávamos uma caminhada pela parte de fora (ou de cima) da banda, ao fazer uma volta completa acabaríamos por terminar na parte de dentro (ou de baixo) da mesma. Assim, e ao mesmo tempo, independentemente do ponto da banda em que começamos e da direção que tomamos, acabamos sempre por nos encontrar a dada altura num "mesmo ponto". Ainda que aparente ter dois lados, a banda tem na prática apenas um.

Por outro lado, a banda de Möbius lembra igualmente o símbolo do infinito, representando este um caminho sem fim, evolutivo, algo eterno. Recuperando o conceito de ápeiron do filósofo grego Anaximandro, trata-se de uma unidade (ilimitada) resultante de relações opostas (quente e frio, escuro e claro, ...). O símbolo do infinito, quando de pé, corresponde a um oito que simboliza, por exemplo, entre outras coisas, a prosperidade, o equilíbrio e a justiça.

Neste sentido, e fazendo a correspondência com aquela que é a visão alemã para esta presidência, a escolha da banda para o logótipo simboliza, de acordo com o que foi anunciado, a ideia de uma Europa inovadora e integradora, una, resultado da troca e convergência de diferentes interesses e pessoas (podendo ser as tais "relações opostas").

Foi inclusivamente sublinhada a ideia central da banda de Möbus se constituir como símbolo para a solidariedade e a unidade da Europa (a ideia de "mesmo ponto" e "apenas um"), apontando tanto para o plano interno (relações entre Estados-membros) como para o plano externo (relações da Europa - que deverá atuar como uma só voz, apesar de ser composta por várias vozes, isto é, vários Estados-membros -, sendo esta Europa a UE, com os outros atores nas relações internacionais).

A Alemanha assumirá uma responsabilidade especial na próxima presidência do Conselho da UE, pois terá de lidar com os desafios e os impactos da pandemia Covid-19 nas áreas da saúde e económico-social, algo que não se encontrava inicialmente previsto como notado, procurando que a Europa saia mais forte desta crise (lembre-se uma vez mais o lema escolhido: "Em conjunto. Fazer/tornar a Europa novamente forte").

Os outros temas que também assumirão grande importância para gerir a situação atual e pelo significado que têm no futuro da Europa serão: a proteção climática, a digitalização e o papel da Europa no mundo. Na tradução inglesa do original alemão apresentado são ainda referidas as negociações com o Reino Unido, na sequência do Brexit, a propósito do futuro da sua relação com a UE como algo que deverá decorrer e integrar as prioridades alemãs durante esta presidência.

Por fim, o facto do lema escolhido "Em conjunto. Fazer/tornar a Europa novamente forte" e da banda do matemático Möbius ter sido escolhida como logótipo, fazendo a mesma lembrar o símbolo do infinito, isto é "sem fim", "algo eterno", e um oito deitado, "a prosperidade", não deixa de ser interessante e transmitir mesmo que de forma latente a ideia de que a UE está para continuar e sairá desta crise mais forte, unida e próspera. E isto num momento em que se tem falado e escrito diversas vezes acerca de um eventual fim da UE dada a dificuldade em encontrar um consenso entre os Estados-membros em torno do modo como se deverá lidar económica e socialmente com a crise pandémica atual. Esta é e será, portanto, a matemática de Möbius na próxima presidência alemã da UE.

Doutora em Estudos Estratégicos pela Universidade de Lisboa

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt