Em modo de menu, a 61ª edição da ModaLisboa chega ao Pátio da Galé hoje com as novas coleções de outono/inverno que serão servidas até domingo..Intitulada de À La Carte , o evento quer, mais uma vez, estimular a moda nacional. Esta edição fá-lo de uma forma mais leve para afastar dos problemas do dia a dia. "Já tocamos em muitas áreas. Desta vez achámos que as notícias estão assustadoras e, por isso, quisemos trazer um tema mais leve. A a comida é aquilo que nos une sempre a todos", afirma Eduarda Abbondanza, diretora da ModaLisboa, em conversa com o DN..O tema está em todas as áreas de comunicação desta edição, desde a campanha fotográfica à comunicação multimédia. "Reflete-se no convite e em pequenas coisas onde faça sentido. É um nome também que é entendido em todas as línguas. Um termo genérico que significa o que está no menu.".Este ano o evento regressa ao Pátio da Galé, sendo que as últimas duas edições tiveram lugar no Lisboa Social Mitra. O local foi durante seis anos, até 2016, o espaço da ModaLisboa. A mudança de lugar refere-se à necessidade de centralizar o evento. "A nossa estratégia foi sempre de tentar comunicar Lisboa. Esta edição é também mais cómoda e mais familiar. O Pátio da Galé era o único local que apresentava essas características e também é como uma memória doce para nós", acrescenta..Contudo, o novo espaço é de menor dimensão, obrigando à adaptação do programa. "Tentámos organizar o lado mais central da ModaLisboa aqui no Pátio da Galé e depois temos ações fora." Por exemplo, a presentação dos desfile de Constança Entrudo no seu estúdio e a apresentação do Ivan Hunga Garcia, na Galeria Monumental..Como entrada, a ModaLisboa arranca no primeiro dia com as típicas fast talks abertas ao público nas Carpintarias de São Lázaro. O público é convidado à reflexão sobre o mundo da moda e a sustentabilidade..A primeira conversa, com nome de Eat Your Greens, vai debruçar-se sobre a inovação. Já a segunda, chama-se Spill the Tea, explicará como é possível utilizar a própria voz na moda..Mas a sustentabilidade não está apenas presente nas conversas, de acordo com a organização. Esta é já um dos pilares do evento há vários anos. "No princípio começou ser apenas um assunto, mas há muitas edições que faz parte do próprio evento. Nós não podemos olhar para o futuro sem termos em conta as questões da sustentabilidade. Estamos já numa fase mais desenvolvida do tema ",explicou a diretora da ModaLisboa. O evento tenta reutilizar e reciclar os materiais utilizados e evita o uso de plástico. Ao mesmo tempo está a ser feito um trabalho com os designers para uma carta de princípios sustentáveis, que se encontra em fase de assinaturas..O Sangue Novo está de regresso com um novo grupo de jovens designers. Dez alunos de moda vão apresentar as suas coleções que serão submetidas à avaliação de um júri. Depois serão selecionados cinco para a próxima fase do concurso que terminará na edição seguinte da ModaLisboa..Nos desfiles são apresentadas coleções de designers mais novos como Niuka Oliveira aos mais reconhecidos como Nuno Baltazar e Gonçalo Peixoto..Para além dos desfiles, esta edição conta com um novo projeto: Workstation New Media, nas Carpintarias de São Lázaro. Este é um concurso que junta a moda com tecnologia. Cinco artistas vão expor os seus projetos durante os quatro dias do evento. No primeiro dia o júri irá anunciar o vencedor do prémio de dois mil euros. "Este projeto aborda uma área nova, que é a tecnológica, juntamente com a moda. Esta exposição fez com que algumas empresa fossem investigar os artistas e os contratassem", menciona. Haverá ainda uma conversa sobre os projetos e uma visita guiada no último dia..Com uma ligação mais direta à sustentabilidade, a ModaLisboa apresenta também o projeto Beat by Be@t. Os designers aliaram-se a empresas para criação de produtos ecológicos. Estes serão apresentados amanhã no Pátio da Galé. "Foi todo um processo com concurso e inscrições. Iremos ver o resultado do primeiro grupo que vai trabalhar em três fases e está é a primeira", sublinha Eduarda Abbondanza..Haverá ainda a apresentação do documentário Obscuro Domínio, de Daniel Gorjão para a RTP2, que terá a antestreia na ModaLisboa no sábado. Este celebra o centenário do monumental Eugénio de Andrade, e estreia a 14 de outubro..Na conversa com o DN, Eduarda Abbondanza destaca ainda a festa final do evento que este ano será "num sítio particular". Diferente dos anos anteriores "com tema de sustentabilidade" haverá ainda um elemento-surpresa, que não quis revelar.