A Kellogg's, empresa que nasceu do "acaso", celebra centésimo aniversário
Quando em 1894, Will Keith Kellogg criava acidentalmente os flocos de cereais devido a um descuido, não podia imaginar a revolução que a sua descoberta iria causa nos hábitos alimentares de milhões de pessoas em todo o mundo. A comemorar este ano o seu centésimo aniversário, a Kellogg's é hoje um "gigante" dos cereais de pequeno- -almoço - os seus produtos são vendidos em mais 180 países e tem lucros de mais de 7 mil milhões de dólares - mas mantém, no entanto, a filosofia do seu fundador: desenvolver alimentos para um estilo de vida saudável e proporcionar alimentos nutritivos.
W. K. Kellogg, que em 1906 criou a Kellogg's Company, foi um inovador não só nos produtos mas também na estratégia de marketing e vendas da empresa. Um exemplo disso é que a Kellogg's foi a "primeira empresa a colocar um anúncio de publicidade na televisão", afirma a empresa, em comunicado. Em 1914, a "empresa criava a Waxtite, um novo conceito de tecnologia de embalagem". Acreditando que se as pessoas experimentassem um bom produto continuariam a comprá-lo, W. K. Kellogg distribuiu amostras grátis dos seus Corn Flakes, acompanhadas de campanhas de publicidade em revistas e outdoors.
Dando continuidade à sua estratégia de desenvolver produtos adaptados às necessidades dos consumidores, a Kellogg's cria, em 1916, o primeiro cereal rico em fibra, o All Bran. Para acompanhar o crescimento do negócio, a empresa foi instalando fábricas em novos mercados: no Canadá em 1914, no Reino Unido e na Austrália em 1924. Três anos depois, são criados os Rice Krispies, um produto que se mantém no mercado até hoje.
Enquanto, os EUA sofriam com a Grande Depressão em 1930, W.K. Kellogg's decidiu apostar tudo - em vez de cortar nos custos, "duplicou o investimento em publicidade, conseguindo assim aumentar as vendas". Para ajudar os seus trabalhadores durante a época da depressão económica, o fundador decidiu "reduzir as horas dos três turnos que existiam na fábrica e criou um quarto turno, dividindo os pagamentos por mais trabalhadores", explica a empresa.
Neste mesmo ano, Kellogg cria a Fundação Kellogg's, uma promessa feita anos antes. Com o objectivo de "promover a saúde, a felicidade e o bem-estar das crianças", a Fundação investiu, até aos dias de hoje, mais de 390 milhões de euros nas áreas da agricultura, higiene e educação.
Um ano depois da morte de W. K. Kellogg, em 1952, a empresa realiza o seu primeiro IPO (colocação de acções em bolsa), passando as acções da empresa a ser negociadas na Bolsa de Nova Iorque desde 1959 até aos dias de hoje.