A insólita história do dinheiro de Escobar que enganou meio mundo
Os "mitos urbanos" têm, inevitavelmente, origem em algum lado e há agora um que se descobriu como nasceu. Vários meios de comunicação por todo o mundo - incluindo o Diário de Notícias - publicaram esta semana a notícia de um agricultor colombiano que desenterrou uma grande quantia de dinheiro que pertenceria ao traficante Pablo Escobar. A história era, afinal, falsa.
A notícia foi desmontada por uma rubrica da Globo dedicada a mitos veiculados nos media, que concluiu que toda a história, começando nas fotografias que foram divulgadas a acompanhá-la, era falsa.
A história, que começou a ser divulgada pela revista online norte-americana Don Diva, contava que o agricultor José Mariena Cartolos tinha encontrado a soma de 600 milhões de euros no seu quintal. A fotografia que supostamente era desse agricultor, que fora divulgada nalguns meios de comunicação, era na verdade uma imagem promocional de uma campanha da Nespresso, destaca a Globo.
E a imagem do barril azul com notas de dólar no interior (no topo desta página) acompanhara uma outra história, em 2010, passada em El Salvador e que envolvia a descoberta de nove milhões de euros - longe dos 600 milhões que teriam sido descobertos na Colômbia. Outro pormenor: as notas que se viam dentro do barril eram uma versão recente das notas de 100 dólares, que não existiam na época em que Escobar teria enterrado o dinheiro.
Após várias chamadas de atenção de leitores, a própria revista Don Diva assumia, no Twitter, que a história era provavelmente falsa.
[twitter:662355879740768257]
Também o DN - e consequentemente os seus leitores - acabou por ser vítima desta história. A si, caro leitor, apresentamos as nossas desculpas.