A incrível história do rapto de Berbatov pela máfia búlgara
Bulgária. Livro relata coacção da estrela local e do Manchester United
Dmitar Berbatov alcançou finalmente o estrelato ao mudar-se do Tottenham para o Manchester United, que pagou no Verão cerca de 35 milhões de euros. Mas antes penou até chegar lá: há uns anos, ainda na Bulgária natal, o goleador foi raptado por um chefe da máfia que pretendia obrigá-lo a trocar o CSKA de Sófia, onde jogava, pelo desconhecido Levski Kjustendil. Só a frieza do jogador e da família, que entretanto conseguiu contactar durante o rapto, o salvaram das garras dos mafiosos.
A história estourou ontem em Inglaterra, e nas páginas do Daily Star, que pegou no livro escrito por Rumen Iliev, que garante a veracidade da história que escreveu (ainda ninguém a desmentiu, aliás). Segundo o autor, Berbatov foi raptado por três membros da facção máfia búlgara liderada por Georgi Iliev, que chegou a ser o inimigo público número um do país. Iliev, que entretanto foi despachado por um rival (abatido a tiro), era adepto do Levski Kjustendil, modesto clube que o gangster pretendia reforçar com os dotes de Berbatov, o melhor jogador búlgaro da actualidade.
No entanto, Berbatov conseguiu, quando já se encontrava retido pelos três "soldados" de Iliev, ligar ao pai Ivan. De seguida, a mãe Margarita contactou o presidente do CSKA, Ilia Pavlov, que de pronto entrou em acção. Pavlov ligou a Iliev e conseguiu libertar a principal estrela do clube da capital. "Deixa-o em paz", terá dito Pavlov a Iliev, que acabou por soltar o jogador e desistir, aparentemente, de o obrigar a mudar-se para o Levski Kjustendil. Para se perceber o contexto do futebol búlgaro, lembre-se que o próprio Pavlov acabaria assassinado por uma bala de um atirador furtivo. Este dirigente tinha sido responsável pelo despontar de Berbatov: Pavlov descobriu-o numa equipa amadora e comprou os direitos desportivos do avançado por 22 pares de botas e 50 bolas de futebol.
De acordo com um familiar de Berbatov, citado no livro "Berbatov - His Life And His Struggle" (Berbatov - a sua vida e a sua luta), este episódio podia ter acabado com a carreira do ponta-de-lança. "Aquela gente era brutal. Preferiam acabar com ele do que vê-lo a jogar noutro clube", disse. "A sorte foi Iliev perceber que tinha sido apanhado".|