A fedelha de Hollywood

Filha de um magnata, Megan Ellison é o bálsamo que Hollywood precisava. Uma produtora de cinema que acredita que a qualidade é o caminho. Para ela, os seus filmes são colheitas refinadas. Em menos de um ano conseguiu que os maiores talentos fossem trabalhar para a sua Annapurna...
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Aos 26 anos esta jovem quer revolucionar o cinema na América. A epifania da sua produtora, Annapurna, é a de fazer filmes para adultos e com um ideal de arte cinematográfica. Megan Ellison recusa-se a acreditar que o público só quer ser entretido, que só papa produtos com destruição em massa e efeitos visuais enjoativamente digitais. Os filmes que ela tem e vai produzir são realmente para provocar discussão, debate e reflexão. Exatamente tudo o que o melhor cinema americano liberal dos anos 1970 proclamava. E o mais notável da utopia desta rapariga é que o arranque da Annapurna está a ser em cheio. Os primeiros filmes, Mata-os Suavemente (2012), com Brad Pitt, e Dos Homens sem Lei (2012), com Shia LaBeouf, tiveram direito a seleção oficial em Cannes e conseguiam contornar o género, neste caso o thriller , e afirmarem-se como tentativas de comentário político à América de hoje. Logo aí, a indústria começou a reparar que a aventura desta herdeira no cinema não era um mero capricho de menina rica. Sim, porque ser filha de uma das maiores fortunas dos EUA, Larry Ellison, o dono da Oracle Corporation, uma das mais rendíveis empresas de software no mundo inteiro, levanta sempre as sobrancelhas de muita gente. Mas Megan tem bom gosto. É uma cinéfila de coração aberto, de tal forma que acha que Deus na terra é P.T. Anderson, o realizador de Haverá Sangue e Magnolia . Por isso, deu-lhe carta branca para realizar The Master - O Mentor, atualmente em exibição nos cinemas e vencedor do Leão de Prata do Festival de Veneza. Se um dos maiores vultos do cinema acreditou que ela poderia ser a produtora do seu novo opus sobre culto e o suposto nascimento da cientologia, então é sinal de que Megan tem tenacidade e capacidade de persuasão para além de um livro de cheques estratosférico. As más-línguas falam em pleno desplante.

De fora, parece somente sangue jovem e uma ousadia saudável, sobretudo quando desafia Harvey Weinstein, o barão mais temível do cinema independente e cuja distribuidora, a Weinstein Company, chegou a lançar a primeira leva da Annapurna. Consta agora que Harvey e Megan nem se podem ver. Ela julga que a culpa do falhanço comercial de The Master - O Mentor deve-se à estratégia da Weinstein, ele, por seu turno, sente-se ameaçado por tanto dinamismo. Um dinamismo que entretanto gerou 00:30 Hora Negra , de Kathryn Bigelow, o tal filme sobre a caça a Bin Laden que chegou aos Óscares, foi aclamado pela imprensa e fez uma pipa de dinheiro, além do maior objetivo: tornou-se num caso de discussão nacional e pôs o mundo a interrogar-se sobre os métodos da CIA.

Como se percebe, Megan gosta de polémicas. Na calha, tem já um dos maiores êxitos do cinema asiático: The Grandmaster , de Wong Kar Wai, um filme de artes marciais que é afinal de contas uma história de amor impossível e platónico e Spring Breakers , de Harmony Korine, uma desbunda escandalosa com James Franco e estrelas do universo teen da Disney que aqui se despem e pintam um fresco sobre a promiscuidade dos adolescentes americanos.

Nesta altura, Megan ainda não é um rosto mediático da passadeira vermelha de Hollywood. E, na verdade, nem quer ser. Por enquanto, apesar da conta bancária recheada - ou precisamente por causa disso -, ela prefere manter o low profile. E deixar para o campo da especulação o que a sua Annapurna fará no futuro. Como o próximo Terminator, a ser preparado por esta jovem saída da casca.

A montanha não parirá ratos

A próxima colheita da Annapurna Pictures é impressionante. Não há nenhuma outra casa de produção em Hollywood, fora dos grandes estúdios, capaz de atrair tanto talento quente. David O. Russell, acabadinho de sair do aclamado Guia para Um Final Feliz , tem já alinhado Abscam , thriller sobre uma investigação do FBI com um elenco de arromba: Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Jeremy Renner. No forno encontram-se também os novos de Spike Jonze ( Queres Ser John Malkovich? ), ainda sem título mas com um protagonista de luxo: Joaquin Phoenix, e de Bennett Miller (Capote ), Foxcatcher , sobre esquizofrenia e com o ator da moda: Channing Tatum.

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