A espia que dá nome ao caso Plame

Publicado a
Atualizado a

Até Julho de 2003, os americanos nunca tinham ouvido falar em Valerie Plame. E assim devia ter continuado. Para uma agente secreta ver a identidade revelada significa sempre o fim da carreira de espia. No caso de Plame, a traição teve lugar em Julho de 2003, quando Robert Novak a identificou no New York Times. O colunista conservador respondeu assim a um artigo publicado na véspera pelo marido de Plame, Joseph Wilson. Nele, o ex-embaixador afirmava não ter encontrado provas da compra de urânio pelo regime iraquiano durante uma visita ao Níger e acusava a Administração Bush de ter exagerado a ameaça de Saddam Hussein para justificar a invasão do Iraque.

Amigos de Plame ouvidos pelo Washington Post afirmaram que a filha de um coronel da Força Aérea e de uma professora primária ficou "devastada" ao ver a sua identidade exposta na imprensa. Dona de um grande sentido de humor, a mãe dos gémeos Trevor e Samantha, de sete anos, continuou a sorrir para os jornalistas que apareciam sempre que surgia em público.

Plame, de 43 anos, não tem dúvidas quanto ao motivo que levou a Casa Branca a revelar a sua identidade: descredibilizar o seu marido. Treinada para sobreviver em situações de perigo - o programa da CIA inclui aprender a conduzir debaixo de fogo, manusear espingardas e explodir automóveis -, a agente enfrentou as perguntas do procurador encarregue da investigação ao chamado Plamegate como fossem mais uma missão. Após vários meses de investigação, Patrick Fitzgerald concluiu que o primeiro a revelar a identidade da agente - crime nos EUA - foi Richard Armitage. Em Setembro de 2006, o ex-vice-secretário de Estado admitiu ter dito a dois jornalistas que Plame trabalhava para a CIA. Apesar desta confissão, o único alto responsável detido neste caso foi o chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, Lewis Libby. Plame e o marido (casaram em 1998) apresentaram queixa contra Armitage, Cheney e o conselheiro de Bush, Karl Rove. Terminada a carreira, Plame mudou-se para Washington, onde espera iniciar uma nova vida, desta vez com sua verdadeira identidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt