A ditadura de 'El Loco' Bielsa no Chile
Marcelo Bielsa, seleccionador do Chile, quer "trabalhar tranquilamente" e por isso criou um regime para os seus jogadores. Se Matías Fernández e companhia esperavam chegar dos treinos e relaxar na Internet à noite, "El Loco" não deixa. O sexo também está proibido e, para se assegurar de que os jogadores cumprem, Bielsa destacou cem agentes da polícia para vigiarem os atletas.
Se esperava seguir as peripécias que os jogadores chilenos iam partilhar no Twitter, pode esquecer. Uma das primeiras medidas do seleccionador do Chile foi barrar o acesso a esta rede social, enquanto impede os futebolistas de falar com a comunicação social.
Os jogadores estão enclausurados num complexo com dois campos. Só podem ter um computador portátil e um telemóvel e mesmo o serviço de Internet é sus- penso à noite. Caso os futebolistas decidissem arranjar maneiras diferentes de passar o serão, "El Loco" decidiu proibir, também, as relações sexuais. Uma centena de polícias irá estar ao serviço da selecção para que as regras sejam todas cumpridas.
Mas não é tudo: também existem restrições para os dirigentes da federação chilena, alojados em três hotéis diferentes na cidade sul-africana de Nelspruit. "Disseram-nos que depois de terça-feira não podemos interagir com eles [os seleccionados], apesar de termos acesso aos mesmo sítios", disse um dos dirigentes, que quis manter o anonimato. "Por exemplo, a alguns dirigentes, que representam as regiões, pediram que não pedissem autógrafos aos futebolistas nem os incomodassem", acrescentou.
As restrições de Bielsa já despertaram reclamações da imprensa, que pode nem chegar a acompanhar, hoje, todo o jogo de preparação do Chile contra a Nova Zelândia. O técnico autorizou o acesso somente aos primeiros 15 minutos de jogo.
Da mesma forma, o treinador nascido na Argentina mostrou-se bastante agitado no treino de segunda-feira. Isto porque Bielsa fez testes com a iluminação e afastou a imprensa do campo que, segundo ele, estava muito próxima. Ao ver que um dos operadores de câmara não cumpriu as suas ordens, decidiu expulsá-lo do local. A partir daí o contacto dos jogadores com a imprensa, após os treinos, acabou.
A alcunha de Marcelo Bielsa não veio por acaso. Se as regras rígidas do argentino para o Mundial 2010 não o surpreenderam, fique a saber que Bielsa marcou dois amigáveis para o mesmo dia. Aliás, o treinador tentou isto várias vezes até conseguir, no dia 30 de Maio, jogar contra Israel e Irlanda do Norte (encontros em cidades diferentes). O objectivo foi testar 35 jogadores nos dois jogos. Bielsa já havia pedido para que, em Março, a sua equipa fizesse dois amigáveis no mesmo dia, contra a Coreia do Sul e a Costa Rica. Mas o terramoto que assolou o país forçou o cancelamento das partidas. Meses antes, outro cancelamento atrapalhou os planos do Chile, que faria um particular contra a Alemanha, mas o suicídio de Robert Enke, antigo guarda-redes do Benfica, impediu que se disputasse a jornada dupla.
Apesar disso, todos confiam no treinador, que foi eleito o melhor das selecções sul-africanas. Bielsa pegou nos chilenos e conseguiu o apuramento da equipa para a África do Sul, 12 anos após a sua última participação num Mundial. Uma vitória por 4-2 contra a Colômbia, em Outubro, deu-nos a possibilidade de assistir às excentricidades de "El Loco" em África.