A bordo das carreiras mais perigosas
04.30, Cais do Sodré. O autocarro sai cheio da primeira paragem e já está a abarrotar de jovens no Martins Moniz. "Sai ou não sai", reclama o motorista na zona de Chelas quando uns impedem outros de sair. "Airport! Airport!", alerta no seu melhor inglês ao chegar ao aeroporto de Lisboa. Três ou quatro pegam nas mochilas e saltam para a rua. "Se não tivesse avisado ficavam cá. Já sei o que a casa gasta", comenta Aires, o condutor. Uns "à partes", não reprimendas. "Ando cá todos os dias, tem que se saber levar." Viajamos no autocarro 208 da carreira da madrugada da Carris, considerada a mais perigosa de Lisboa. Registos de furtos, brigas, vandalismo. O último a sair toca a campainha na Gare Oriente. Poucos pagam bilhete.
Seguimos viagem na cabine de proteção do motorista a conselho de Carlos Costa, 44 anos, o condutor do autocarro 202 [cais do Sodré-Bairro Padre Cruz]. "A 208 é uma linha muito complicada, confusões, roubos. E, quando paramos o autocarro, eles fogem. Têm de ter cuidado", alerta.
A 202 também não é muito melhor, sobretudo ao fim de semana. Mas há exceções, por exemplo a viagem que o DN acompanhou, com partida às 02.30 de sábado. "Foi completamente calma, o que é raro. Havia uns grupos lá atrás a fumar charros, mas o que é que vou fazer? Chamo a polícia? Põem todos na rua e depois? A polícia vem cá uma vez. Eu e eles estamos cá todos os dias", justifica Carlos Costa. E pergunta? "Em que parte do autocarro vieram?". Perante a resposta "lá atrás", repreende: "Isso nunca se faz!" E aconselha: "Viajar à frente, não andar com o telemóvel e valores à vista, evitar os fins de semana, sempre que possível".
"As carreiras mais problemáticas são a 202 e a 208, verificando-se a maior prevalência de incidentes no final do período de funcionamento da rede da madrugada, pelas quatro/cinco horas", esclarecem do gabinete de comunicação da empresa Transportes de Lisboa (Carris, Metro e Transtejo). E assumem: "Efetivamente, ocorrem com regularidade, incidentes (atos de vandalismo, distúrbios e agressões entre passageiros)". Elogiam o apoio da PSP que, desde 11 de janeiro, "incrementou a abordagem aos veículos, em especial no período noturno". Comentário de um motorista: "Olhe, está a dar-me uma novidade".
Alternativa barata ao táxi
"Problemas? Tirando o facto de estar super-cheio e mal frequentado, faz-se bem", ironiza Diogo Comprido, 28 anos, agente comercial, à espera do 208. Já viu muita coisa. "Fumam, falam mal, andam à bulha, além de que metade não deve pagar bilhete".
Não é metade, mas 80%, dizem os motoristas. António Aires vendeu 15 bilhetes entre as 23.30 e as 05.30 e Carlos Costa cinco das 00.18 às 04.00. "E pouco mais devo vender", prevê Carlos. A Carris lê os números ao contrário. "Embora não disponhamos de dados sobre o perfil do cliente, sabemos que mais de 80 % utilizam passe".
Diogo conta um episódio: "O autocarro parou na Praça do Comércio para fiscalizar quem não tinha bilhete. Estava cheio e ficou menos de metade. Saíram todos e voltaram a entrar na paragem seguinte, sem pagar." É o que acontece quando passa a fiscalização, uma vez por mês, em média.
Mora na zona dos Anjos e a rede da madrugada é a alternativa. "Muitos vezes vou sozinho e não compensa apanhar um táxi", justifica Diogo Comprido. Explica que viaja com algum cuidado. "É um ambiente complicado". Autocarros maiores e mais horários melhoravam o serviço, defende. Viaja junto ao condutor, com os estudantes Diogo Gaspar, 23 anos, Sociologia, e a Maria Vieira, 23, Engenharia Civil. Descem na Almirante Reis.
António Aires guia em direção ao Areeiro, a 70 Km à hora, as viaturas movidas a gás natural não dão mais. Há quem o cumprimente, quem peça para se aproximar mais do autocarro da frente para o poder apanhar. Outras vezes é ele quem tenta sincronizar a sua carreira com as outras, cinco minutos podem significar outros 60 de espera.
Leva uma hora a completar o percurso entre o Cais do Sodré e a Gare Oriente nas noites de fim de semana. E, apesar de trabalhar na linha mais perigosa da rede, gosta muito do que faz. "Gostamos ou então este é o pior trabalho que se pode dar a um motorista". Acrescenta: "Quando as coisas são feitas com amor praticamente não custam". Além de que "há noites que têm luas espetaculares". E não encontra engarrafamentos.
Instalou sistemas de climatização e trabalhou num laboratório de medicina veterinária antes de ser motorista da Carris, há 18 anos. Pouco tempo depois criaram a rede da madrugada. "Enquanto durar não vou sair", assegura. Como também assegura que não são os 25% que recebe a mais pelo turno da noite - das 23.20 às 06.50 - que o motivam. Também conduz o 207 (Fetais) e o 210 (Pior Velho).
E os roubos, os atos de vandalismo, as brigas da carreira 208? "É das carreiras mais complicadas, mas isso também depende do motorista. Se tivesse sempre a acionar o alarme não havia viagem em que não tivessem que ir à esquadra. Tem que se saber levar as coisas. Tenho uma certa paciência para esta malta." O alarme funciona através de um pedal do lado esquerdo do condutor. Está ligado à PSP e os agentes aparecem quando é acionado. "Muito rápido", garante Aires.
Além do alarme, os autocarros da rede estão equipados com videovigilância e uma divisória de proteção do motorista. Isola o condutor e permite que saia por corredor direto em caso de emergência.
A rede da Madrugada foi criada em 1998 para servir os visitantes da Expo. Seis linhas que convergem no centro da diversão noturna e abrem alas em direção às saídas de Lisboa. Os primeiros autocarros partem às 00.30, os restantes de 30 em 30 minutos e, a partir das 01.30, passa a uma hora de intervalo, para voltar à meia depois das 05.00.
Ficam mais cheias depois do metro fechar, à 01.00, e lotadas à medida que a noite avança. O Cais de Sodré, todo entaipado em obras, enche-se de jovens, muitos ainda com um copo na mão. E em que o tempo de espera na fila é mais um pretexto para encetar conversas, também brincadeiras. Com a polícia a viajar de perto.
Mais lento é o 202 . Segue pela rua do Alecrim, até ao Rato, passa pelas Amoreiras, sempre a recolher passageiros. Continua por Campolide, Sete-Rios, Benfica, Pontinha, Estrada Militar, na fronteira com a Amadora, até estacionar no Bairro Padre Cruz, no largo da Igreja.
"Apanho o 202 todas as noites, chega atrasado, o que é pena, mas funciona bem. Ao fim de semana é que é mais complicado, o pessoal faz coisas que não devia", reconhece Freddy Simon. Tem 24 anos e trabalha numa empresa de cal center até à meia-noite. Certinha é a noite no Cais do Sodré.
"Tenho que apanhar de autocarro. Moro em Alfornelos, não dá para pagar o táxi", diz o Freddy. Faz o percurso com Ana Gommel, 23 anos, mestrado em Recursos Humanos. "Tenho passe e é a única maneira de chegar a casa."Também com Vladimir Santos, 21 anos, licenciado em Economia, e Laissa do Canto e Emiliana Semedo, ambas com 19 anos e estudantes de Direito, todos da mesma zona. Descem na Pontinha, percorrendo depois a pé os dois quilómetros que faltam para Alfornelos.
"Há problemas de segurança, mas eu nunca fui roubada. O pior são as pessoas bêbadas, metem-se, querem bater uns nos outros", conta Laissa. Sem oia pa trás aconselha em crioulo Freddy. O que significa "sem olhar para trás", ou seja, não te importes com o outro.
Vão no autocarro das 04.30, a hora mais complicada, diz o motorista, Carlos Costa. Teresa Colaço, 22 anos, jornalista estagiária, e Maria Santos, que vive no Porto, regressam do concerto de Miguel Araújo e António Zambujo. "Só apanho este autocarro ao fim de semana, fica mais económico, de táxi seriam 12 a 13 euros. O principal problema é os autocarros serem de hora a hora e os atrasos", critica Teresa. Vão para a Amadora, descem nas Portas de Benfica.
Gangs são os maiores problemas
O 202 é uma das três linhas que Carlos Costa "comanda", além da 206 (Cais do Sodré-Sr. Roubado) e da 207 (Cais do Sodré-Feiteiras). Fica em último lugar na lista das suas preferências, "mas tem que se fazer". Vinte e três anos na empresa, os últimos 12 no turno da noite. Já pediu para sair mas não consegue. "Foi para conciliar com a vida familiar. O miúdo era pequeno e a minha mulher trabalhava ..."
Explica: "No início trabalhava-se bem. Era só tarifa de bordo, entretanto, houve muitas reclamações e aceitaram os passes. Raramente viajavam pessoas à borla, hoje é ao contrário, é quase tudo à borla. O que é que uma pessoa vai fazer?"
As seis linhas registaram mais de 1,3 milhões de passageiros em 2015, segundo a Transportes de Lisboa. Carlos Costa caracteriza, assim, os seus passageiros: "Até às 02.30 apanhamos quem trabalha e os jovens da noite, meio por meio, depois são só jovens. Os maiores problemas são com os gangs rivais, quando há brigas.