8,5 milhões viram a Mona Lisa

 À semelhança de anos anteriores, o Louvre, em Paris, foi o museu mais visitado em 2009
Publicado a
Atualizado a

O quadro de Leonardo Da Vinci é, talvez, a maior atracção do Museu do Louvre, em Paris, mas o enigmático sorriso de Mona Lisa não é o único responsável pelo facto de este ser o museu mais visitado do mundo. Foi assim em 2009, tal como já acontece há alguns anos.

De acordo com os dados publicados ontem pelo The Art Newspaper, o museu recebeu 8,5 milhões de visitantes no ano passado, o que o coloca muito à frente do segundo lugar, ocupado pelo Museu Britânico, em Londres, com 5,6 milhões de visitantes. O pódio fica completo com o Metropolitan Museum, em Nova Iorque, que foi visitado por 4,9 milhões de pessoas. São os chamados museus "enciclopédicos", por reunirem colecções significativas dos vários períodos da história da arte. Em comum, estes três museus têm o facto de se localizarem em grandes cidades e de serem também importantes locais de turismo. O turismo é, sem dúvida, um factor determinante nesta listagem. Há mais museus de Londres (National Gallery, Tate Modern, Victoria and Albert Museum, Tate Britain), Paris (Centro Pompidou, Museu D'Orsay) e Nova Iorque (Museum of Modern Art) entre os mais vistos. E, entre os 20 primeiros, há ainda dois museus de Madrid (Prado e Reina Sofia). Todos eles com visitantes na ordem dos 1,8 milhões ou mais.

Estes são números astronómicos quando comparados com a realidade portuguesa. Na listagem do Art Newspaper, com quase 150 museus de todo o mundo aparecem apenas dois museus portugueses: o Museu Berardo, em Lisboa, com 625 mil visitantes (ocupa o 75.º lugar); e a Fundação de Serralves, no Porto, com 403,8 mil entradas (na 114.ª posição). De acordo com os dados oficiais do Instituto Português de Museus, o museu da rede pública mais visitado é, desde há anos, o dos Coches - com o modesto número de 197,7 mil visitantes - seguido do Museu de Arte Antiga - 163 mil entradas.

O jornal inglês elaborou ainda uma lista das exposições mais visitadas do ano. E aqui o Japão afirma-se como líder incontestável na organização de exposições que são autênticos blockbusters: as três exposições mais vistas foram inauguradas no Japão. O primeiro lugar é ocupado por Ashura e Obras Primas do templo de Kohfukuji que, teve quase um milhão de visitantes (16 mil por dia) no Museu Nacional de Tóquio. Na tabela referente às exposições, destaque ainda para a Segunda Bienal de Fotografia do Museu Quai Branly, em Paris, que consegue um fabuloso quinto lugar (420 mil visitantes). E para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) que consegue a proeza de ter sete exposições suas entre as 20 mais vistas. De resto, encontram-se as habituais exposições dos mestres: Picasso, Kandisnky, Miró, Van Gogh, Warhol.

Apenas para se ter uma ideia: a primeira exposição portuguesa a aparecer nesta lista é De Miró a Warhol, no Museu Berardo, que teve 251 mil visitantes.

? 8,5 milhões de visitantes para aquele que é, habitualmente, o museu mais visto

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt