60 pessoas detidas nas imediações do Freedom Festival
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, em comunicado, explica que foram detidos 41 pessoas do sexo masculino e 19 do sexo feminino, na sua maioria cidadãos portugueses (40), mas também 20 estrangeiros.
Desde que começou a operação da GNR, na quarta-feira, dia em que arrancou o festival, os militares já apreenderam várias quantidades de haxixe, cocaína, LSD e anfetaminas, bem como as armas ilegais detectadas.
De acordo com a GNR, para "garantir e operacionalizar" os desígnios da "Operação Freedom 2011" estão em actividade todas as valências da GNR, designadamente as suas vertentes de patrulha territorial, trânsito, investigação criminal e protecção da natureza, num total de cerca de "55 militares por dia".
A organização do festival, a empresa Cristal Matrix, espera acolher mais de nove mil amantes de música electrónica e de trance, até segunda-feira.
O evento, inspirado este ano na civilização Maia, deverá terminar oficialmente segunda-feira, mas inclui ainda uma "after party" que vai acabar já na manhã do dia seguinte.
O festival, de carácter bienal e que, em cada edição, costuma receber milhares de pessoas, decorre junto à albufeira da Herdade do Monte da Chaminé, situada a cerca de cinco quilómetros da cidade de Elvas.
Considerado pelos promotores como "um dos melhores festivais do país e do mundo" na área da música electrónica, com especial destaque para a música trance, o Freedom apresenta artistas de renome mundial.