400 novos postos de trabalho criados em Elvas

Cerca de 400 novos postos de trabalho vão ser criados em Elvas, numa iniciativa conjunta do município e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, revelou hoje à agência Lusa o autarca local, José Rondão Almeida.<br />
Publicado a
Atualizado a

A iniciativa pretende, segundo o autarca, "fazer face às muitas situações de carência económica existentes neste concelho".

Intitulado "Emprego 2009", o programa, hoje divulgado, é dirigido a pessoas que recebem subsídio de desemprego ou o Rendimento Social de Inserção.

Rondão de Almeida adiantou que o município vai investir "um milhão de euros" para a concretização do programa, em que as cerca de 400 pessoas abrangidas serão distribuídas pelos diferentes serviços camarários.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Elvas explicou que cerca de 140 pessoas, actualmente a receber subsídio de desemprego do IEFP, vão auferir mais 20 por cento e subsídio de refeição, a cargo da autarquia.

Por outro lado, os 200 que auferem o Rendimento Social de Inserção, 180 euros por mês, vão ter a possibilidade de ganhar cerca de 500 euros por mês, sendo uma parte paga pelo IEFP e a outra parte pela Câmara. Para integrarem o programa têm de trabalhar 40 horas semanais.

Também as pessoas na faixa etária dos 30 anos e que tenham curso de formação profissional vão ser integradas, "num total de 50 estágios", adiantou Rondão Almeida.

As cerca de 400 pessoas vão desenvolver as suas actividades em serviços municipais, como as zonas de lazer, nomeadamente em tarefas de jardinagem, nos diversos postos de turismo, vigilância em parques de estacionamento e segurança na zona comercial do centro histórico da cidade.

Actualmente, a Câmara Municipal de Elvas assume-se como uma das principais entidades empregadoras do concelho, integrando no seu quadro 222 trabalhadores.

Segundo as estatísticas mensais do IEFP, relativas ao passado mês de Abril, o concelho de Elvas contabilizava 1331 desempregados, sendo que destes 600 são mulheres e os restantes 731 são homens.

Évora é o concelho da região do Alentejo que contabiliza mais desempregados, num total de 2491. Beja soma 1282 e Portalegre 1131.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt