2007 promete ser um ano gordo em Hollywood

Publicado a
Atualizado a

Robert Mitchell, da revista Hollywood Reporter, não faz a coisa por menos: "Hollywood vai ter o melhor Verão de sempre este ano", disse à BBC News.

Depois de um ano de 2006 em que as receitas foram melhores do que se temia, mesmo com um Natal incaracterístico, sem grandes produções de estúdio para "puxar" pelas bilheteiras, a indústria cinematográfica norte-americana prepara-se para um regresso a disparar a artilharia pesada toda em 2007.

E como quase metade dos dez filmes mais lucrativos de 2006 foram continuações, Hollywood vai insistir naquilo que continua a ser melhor para o negócio, e (parece) sê-lo também para o gosto de uma muito grande fatia dos espectadores. Uma nova e apurada fornada de franchises cinematográficas, pagas com orçamentos inflacionados, concentradas no Verão e na época das festas natalícias, e que terão de mostrar o que valem, literalmente e com rapidez, em casa e fora de portas.

Assim, 2007 verá, por exemplo, o fim da multimilionária trilogia Piratas das Caraíbas, com Piratas das Caraíbas 3: At World's End, o regresso do ogre verde em Shrek The Third, Bruce Willis no quarto episódio da saga de acção Assalto..., Die Hard and Live Free, e mais aventuras do Homem-Aranha em Spider-Man 3.

Isto sem falar da volta de colectivos e personagens tão variadas como o Quarteto Fantástico, o Mr. Bean de Rowan Atkinson, as Tartarugas Ninja Mutantes, o superagente Jason Bourne de Robert Ludlum vivido por Matt Damon, os Transformers, o Danny Ocean de George Clooney e sua turma de superassaltantes, os polícias, delinquentes, tarados e aberrações de Frank Miller e Robert Rodriguez em Sin City 2, ou Hannibal Lecter em versão teen personificado pela francês Gaspard Ulliell. E, muito, mas muito importante, a quinta aventura de Harry Potter, Harry Potter e a Ordem da Fénix, cujas receitas os analistas do negócio do cinema calculam que vão ultrapassar, à escala mundial, o PIB de vários pequenos países.

E ainda...
2007 promete ser um ano gordo em Hollywood

Como o cinema americano não se esgota no produto mainstream de Hollywood, nem nas continuações e nos remakes, de estúdio ou independentes, 2007 trará também o novo Coppola (que há dez anos não filma- va), Youth Withouth Youth, baseado num livro biográfico do escritor romeno Mircea Eliade, Grindhouse, o fil-me de terror bivalve assinado por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, No Country for Old Men, de Joel e Ethan Coen, o policial Zodiac, de David Fincher, os Simpsons em formato de longa-metragem e o que (muito) mais se verá.

Enquanto isso, Portugal, nos primeiros meses de 2007 (ver caixa) receberá, provindas de várias partidas do mundo, as novas realizações de Anthony Minghella,Clint Eastwood, Todd Field, Paul Verhoeven, Woody Allen, Nanni Moretti, Sylvester Stallone, Zhang Yimou, Jean-Claude Brisseau, Guillermo Del Toro, Bill Condon, Mira Nair, Neil LaBute, Richard Eyre, Robert De Niro, Darren Aronofsky, Steven Soderbergh, Lars Von Trier ou Danny Boyle.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt