17 Springfields competem para acolher o filme dos Simpsons
Até os espectadores mais distraídos da série de animação Os Simpsons sabem que ela é ambientada na cidade ficcional de Springfield, que se gaba da sua central nuclear e das suas várias penitenciárias. O que lhe valeu ser classificada pela revista Newsweek como "o balde de detritos dos EUA".
Matt Groening, o criador da série, há 18 anos no ar, explicou que tinha chamado Springfield à cidade onde os Simpsons vivem, porque há muitas com o mesmo nome nos EUA. São 71 em 36 estados, para ser mais exacto, desde a orgulhosa capital do estado do Ilinóis, onde o presidente Abraham Lincoln teve escritório de advogado antes de chegar à Casa Branca, até à pachorrenta Springfield, no Kentucky, com os seus 3 mil habitantes.
No dia 27 de Julho, estreia-se The Simpsons Movie, a versão para cinema da série de maior longevidade da televisão americana, e os estúdios Fox, produtores de ambos, tiveram uma ideia de marketing simples como o ovo de Colombo. Pediram a 17 das 71 Springfields existentes para lhes enviarem um curto filme de promoção, destacando todas as parecenças e pontos de contactos com a Springfield criada por Groening (que tem mapas fictícios na Net e uma entrada na Wikipedia).
A Springfield vencedora terá a honra de acolher a antestreia de gala de The Simpsons Movie, recebendo estrelas do cinema aos magotes e ganhando visibilidade mundial.
Numa entrevista recente, Matt Groening disse que o filme irá finalmente desvendar o mistério da localização da Springfield dos Simpsons. "Aliás, o filme contém uma boa piada sobre este tema. Lembrem-se, eu disse piada", frisou. Espera-se que os habitantes da Springfield real seleccionada pela Fox achem graça.