13 pequenos filmes sobre Sarajevo

Jean-Michel Frodon juntou os 13 realizadores que apresentam outras tantas curtas-metragens sobre Sarajevo. Leia a crítica de João Lopes
Publicado a
Atualizado a

JOÃO LOPES (classificação 2/5)

Uma curiosa antologia

Será que o "filme-de-episódios" está de volta aos hábitos do mercado cinematográfico? Convenhamos que não será fácil, quanto mais não seja porque o modelo tem as suas raízes numa conjuntura cultural e comercial (anos 60, "novas vagas") bem diversa. Neste caso, a geografia histórica e mitológica de Sarajevo serve de pretexto para uma curiosa antologia de 13 episódios que, envolvendo cineastas como Sergei Loznitsa, Cristi Puiu ou Teresa Villaverde, criam uma rede de ficções quase sempre tocadas por alguma pulsão documental. O destaque vai para o segmento assinado por Jean-Luc Godard, prolongando uma escrita de alusões e alegorias que vem desde os tempos de História(s) do Cinema (1994-98), expondo o cinema como uma espécie de reduto final de uma paixão pela história que, todos os dias, a televisão vai banalizando.

FLÁVIO GONÇALVES (classificação 2/5)

Uma teia de evocações mais ou menos inspiradas

Antes de aparecer como um filme uno, As Pontes de Sarajevo surge como uma alternativa rara que nos convida a perceber como o formato da curta-metragem, tão potente em possibilidades pela sua brevidade, também pode coexistir no circuito comercial com as grandes estreias.

O enunciado do projecto mediado pelo crítico Jean-Michel Frodon assinala as memórias vividas no período 1914-2014 em Sarajevo e reserva-nos a possibilidade de contactarmos com uma diversidade de universos particulares do cinema europeu independente de hoje, mas também a possibilidade de sermos confrontados com segmentos de filmes menos inspirados que outros.

Apesar de os separadores darem sinal de acompanharem as narrativas que os precedem, os episódios não estabelecem diálogo nem narrativa entre si, sendo por isso melhor recebidos se os pensarmos de forma isolada.

Entre os exemplos mais originais encontramos os filmes de Jean-Luc Godard (A Ponte dos Suspiros, uma revisita à relação da sua obra com Sarajevo), Sergei Loznitsa (Reflexos), Cristi Puiu (Europa) e Teresa Villaverde (Sara e a sua mãe).

Ao contrário das curtas preocupadas em resumir num curto espaço de tempo alguns acontecimentos históricos, o filme da realizadora portuguesa aproveita o tempo que tem para evocar a dor do passado (o cerco da cidade nos anos 90 durante a guerra da Bósnia) através do presente, dando um vislumbre íntimo e delicado sobre uma situação de mudança no seio de uma relação entre mãe, filha e sua amiga. De forma simbólica, o filme é também um piscar de olho para a conjuntura política e cultural que se assiste em Portugal.

[youtube:lZnTB_qGxXA]

Ficha do filme:

As Pontes de Sarajevo

Realizadores: Leonardo di Costanzo, Jean-Luc Godard, Kamen Kalev, Isild Le Besco, Sergey Loznitsa, Vincenzo Marra, Ursula Meier, Vladimir Perisic, Cristi Puiu, Marc Recha, Angela Schanelec, Aida Begic, Teresa Villaverde

Ano: 2014

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt