'Volkswagen Polo' conquista Troféu Volante de Cristal
O Volkswagen Polo foi eleito Carro do Ano em Portugal, na votação ontem divulgada e em que participaram 19 jornalistas da especialidade, representando outros tantos meios, entre os quais o DN. A escolha é resultado de consenso alargado, uma vez que 15 dos jurados deram o primeiro lugar ao modelo do construtor alemão.
Já eleito Carro do Ano Internacional, o VW Polo disputou a final do Troféu Volante de Cristal com outros cinco modelos - BMW X1, Chevrolet Cruze, Citroën C3 Picasso, Honda Jazz e Peugeot 3008 - depois de uma primeira votação em que ficaram pelo caminho mais 14 gamas comercializadas até Novembro de 2009.
A votação assenta no somatório dos pontos resultantes de uma análise que tem em conta 32 itens distribuídos por dez grandes áreas: estética, construção/concepção, posto de condução, conforto estático, conforto dinâmico, comportamento e segurança, ecologia e ambiente, performances, consumo, preço. O somatório dos pontos (1 a 10) é feito segundo um sistema com ponderações que procura valorizar os critérios mais importantes no mercado português, designadamente o preço.
A nova família Volkswagen Polo, à venda com seis motorizações, promete grande diversidade e mais escolhas de carroçaria, a começar, em breve, com a versão de três portas. Ainda este ano deverá ser comercializada uma carrinha e admite-se a recuperação de um conservador três volumes de quatro portas. Enfim, haverá espaço para o habitual GTI e para a versão Cross. É também possível que surjam ainda as derivações monovolume, descapotável e coupé.
Os jornalistas elegeram ainda os melhores modelos por cada segmento que premiaram também o VW Polo 1.6 TDI (utilitário), BMW X1 sdrive 20d (familiar), Peugeot 3008 Sport 1.6 HDI (monovolume), Seat Ibiza Cupra 1.4 (desportivo) BMW 530d GT (executivo) e BMW Z4 35i (descapotável). O Toyota Prius ganhou o Volante Verde. O VW Polo sucede ao Citroën C5 no concurso uma vez mais organizado pelo Autosport.