'TV Guia' afasta director para combater a crise
A notícia sobre o lançamento em Janeiro de uma nova revista de televisão, a TV Notícias, que será distribuída gratuitamente pelo Diário de Notícias e Jornal de Notícias, já fez mexer o mercado. O DN apurou que o jornalista Luís Martins, director da revista TV Guia, do grupo Cofina, foi demitido esta semana das suas funções.
Em causa estão os baixos números de vendas registados pela revista que, mesmo tendo há semanas antecipado o seu dia de saída de domingo para sexta-feira, não vai além dos 60 mil exemplares. Quase um terço da sua concorrente directa, a TV 7 Dias, do Grupo Impala, que lidera o segmento.
Luís Martins estava no cargo há sete meses, numa segunda passagem pela mais antiga revista de televisão do mercado. Anos antes, o jornalista tinha sido demitido do lugar de chefe de Redacção da TV Guia, por estar ligado ao site Muito Mentiroso, que publicou várias notícias críticas sobre a cobertura do caso Casa Pia. Depois de afastado da revista, Luís Martins voltou a ser readmitido pelo grupo Cofina há cerca de dois anos para chefiar a Redacção do gratuito Destak, onde chegou a director.
Com a saída de Nuno Farinha de director da TV Guia para director adjunto do desportivo Record (acumulando com o cargo de director editorial adjunto da revista, como adjunto de Alexandre Pais, o de director do diário desportivo), Luís Martins foi chamado de regresso à casa-mãe.
Em gradual perda semanal de leitores, a TV Guia, que já vendeu perto de cem mil exemplares, está agora na casa dos 60 mil, o que fez, aliás, com que os seus responsáveis antecipassem o seu dia de saída, para mais longe da TV 7 Dias.
O DN sabe que a decisão de demitir Luís Martins foi recebida com grande surpresa pela Redacção da TV Guia, que não esperava este desenlace. Várias fontes da Redacção confirmaram ao nosso jornal a existência de "um total desânimo entre os jornalistas, numa altura em que a revista estava a passar por mudanças". Até à hora do fecho desta edição, a sucessão de Luís Martins ainda não tinha sido decidida pelo grupo de Paulo Fernandes. |