'The Blues' e a música do Diabo

Publicado a
Atualizado a

The BluesAquecido pelo fogo do Diabo, de Charles Burnett, é mais um dos episódios da série de televisão produzida para o canal público americano PBS por Martin Scorcese sobre a música negra do Sul americano.

Martin Scorcese Presents The Blues compõe-se de sete episódios realizados pelo próprio produtor, além de Wim Wenders, Clint Eastwood, Richard Pearce, Charles Burnett, Mike Figgis e Marc Levin.

No episódio de hoje exibido, às 23.15, na 2, Burnett explora o seu próprio passado como um jovem rapaz que se movimenta de um lado para o outro, entre Los Angeles e o Mississipi, balançando entre um tio que adora os blues e uma mãe que os considera a música do Diabo.

O filme de Charles Burnett faz uma audaciosa mistura de histórias imaginárias com imagens documentais de um anfitrião de lendas dos blues, num conto sobre o reencontro de um jovem com a sua família no Mississipi, em 1955, dramatizando as tensões entre a tendência espiritual do gospel e as diabólicas lamentações dos blues.

A série, que já existe em DVD no mercado nacional, teve antestreia no Festival de Cannes de 2003, com a exibição de The Soul of Man, o episódio de Wim Wenders. Feel Like Going Home é o episódio assinado por Martin Scorcese; Road to Memphis, de Richard Pearce; Godfathers and Sons, de Marc Levin; Red White and Blues de Mike Figgis; e Piano Blues, de Clint Eastwood.

Como escreveu o crítico João Lopes, "na sua impecável unidade temática, a série surpreende também pela pluralidade de registos narrativos. Desde logo, porque o olhar documental se desmultiplica, aqui, desde o mais sóbrio registo de entrevista (Clint Eastwood) até à deambulação por lugares e personagens (Scorcese)".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt