'Quinta' da TVI desviou audiências

Publicado a
Atualizado a

A Quinta da Celebridades da TVI foi o barómetro das audiências televisivas durante 2004 e continuou a sê-lo na primeira semana de 2005.

Apesar de a SIC ter liderado no ano passado, no quarto trimestre a TVI foi a preferida dos telespectadores. O share da SIC no terceiro trimestre situou-se nos 30,2 por cento, com a estação de Queluz a ficar-se pelos 26,9, mas o aparecimento da Quinta das Celebridades inverteu o cenário. No último trimestre de 2004, a TVI conseguiu 31,5 por cento de share e a SIC 28,4.

O fim do programa, no último dia do ano passado, fez com que aquele canal de televisão começasse a perder audiência para a sua concorrente mais próxima. No entanto, os primeiros dias de Janeiro ainda foram seguros por programas relacionados com a Quinta das Celebridades.

Por outro lado, a aposta da TVI no prime time deu frutos em 2004. A liderança da estação de Queluz foi reforçada relativamente ao ano anterior, e o canal fechou no dia 31 como a estação de televisão mais vista no horário nobre pelo quarto ano consecutivo.

Mas a Quinta das Celebridades não afectou só a SIC, os canais do Estado também perderam audiência no quarto trimestre do ano. A RTP1 conseguiu 23,3 por cento de share e a 2 ficou-se pelos 4,3 por cento. Contudo, a RTP1 é a estação que mais cresce em 2004. O canal da televisão pública alcançou o melhor resultado dos últimos cinco anos, superando o resultado de 2000, ano em que ocupou a segunda posição. No dia 31 de Dezembro suplantou a SIC, com 25,4 por cento de share contra os 23,9 obtidos pela estação de Carnaxide.

Também a 2 foi vítima dos famosos da TVI. No último trimestre de 2004 desceu um ponto percentual em relação ao terceiro trimestre, apesar de ter recuperado, comparando com o primeiro e segundo trimestres do ano passado. No entanto, a 2: entrou com o pé direito em 2005, no primeiro dia do ano obteve 7,8 por cento de share. Este sopro de ar fresco foi causado por dois programas de entretenimento Circo de Estrelas em Palco e o clássico E Tudo o Vento Levou.

Outro dado curioso está relacionado com os programas mais vistos em 2004. Segundo a Marktest, na RTP1 os 10 primeiros estiveram todos ligados ao futebol. A 2 obteve uma preferência mais diversificada, mas também nesse canal o futebol é líder. SIC e TVI não fogem à regra, com o desporto-rei a comandar o top dos programas com mais audiência e até a superar a Quinta das Celebridades, que na TVI surge apenas na terceira posição da tabela.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt