'Pittbull' à solta lança pânico em Oeiras depois de ataque

<strong>Cães perigosos têm que usar sempre trela e açaime</strong>
Publicado a
Atualizado a

Um cão de raça pitbull matou uma outra cadela e causou ainda ferimentos em outros dois cães em Oeiras, na tarde de sábado, tendo fugido em seguida. Ontem, o cão, de uma das sete raças consideras perigosas por lei, encontrava-se ainda desaparecido, pelo que a PSP de Oeiras continuava à procura do animal em causa.

A proprietária do animal atacado contou ao DN que tinha ido passear com os seus dois cães. "Estava a voltar a casa quando aparece do nada o pitbull, feito louco. Atacou logo a cadela e esventrou-a logo ali". A dona da cadela vitimada, que preferiu não se identificar, acrescenta que ainda tentou "evitar que ele fizesse aquilo. Pus a minha mão na boca dele, mas não a largou. Fiquei com a mão feita num oito e tive que ir ao hospital, para uma pequena cirurgia. Se tivesse pegado num dos meus cães ao colo, era eu que lá tinha ficado", afirma.

Depois do ataque, a proprietária conta que "o animal fugiu, mas parece que fez mais estragos, porque entrou num veterinário e atacou o primeiro cão que lhe apareceu à frente". Segundo os comentários de ontem, na zona da Quinta das Palmeiras, o pitbull "estaria treinado para atacar". A dona do animal que morreu admite "apresentar queixa-crime".

Os donos do pitbull vivem numa moradia a poucos metros do local onde se deu o ataque, mas "não fizeram nada. Só quando um senhor berrou com eles, é que a mãe do dono do cão apareceu", explica a vítima. "Disse-me que quer resolver tudo a bem, mas não percebi o que isso pode implicar", continuou. De qualquer forma confessa que não descansa "enquanto o animal não for abatido. Não consigo ir à rua descansada e o mesmo se está a passar com mais pessoas da rua", disse.

A PSP de Oeiras confirmou ao DN que o cão continua desaparecido, mas terá sido visto na zona dos Lombos, Carcavelos. Os donos do animal terão ajudado nas buscas ao pitbull. Sobre a possibilidade se ser abatido, o chefe Gonçalves da PSP de Oeiras refere que "para isso, terá de haver uma ordem judicial."

O Decreto-Lei 312/2003 define o pitbull como uma das sete raças de cães perigosas. Devem estar registados, ter chips, usar sempre trelas curtas e açaime. Os donos que não respeitem a lei incorrem numa multa entre 500 e 3740 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt