'Pedrito' dá Supertaça ao 'pai' Guardiola em ano de sonho
Pedro Rodríguez Ledesma, um jovem avançado de 22 anos, aposta pessoal de Guardiola no Barcelona esta época, foi o herói da Supertaça Europeia. "Pedrito", como é tratado no balneário do Barça pelos mais velhos, marcou já no prolongamento o golo que deu o quinto troféu da época aos catalães. A este Barcelona de Guardiola só falta vencer o Mundial de Clubes em Dezembro para ser histórico.
Em jogo de campeões levou a melhor o Barcelona, campeão europeu na época passada. Mas o Shakhtar Donetsk, vencedor da última edição da Taça UEFA, vendeu cara a derrota no principado.
Apesar de Messi, o melhor da Champions da época passada, Ibrahimovic e Henry estarem em campo, ontem era um quase desconhecido ucraniano o centro de todas as atenções. Chygrynskiy, de seu nome, chegou a acordo para jogar no Barcelona um dia antes do jogo da Supertaça e foi uma verdadeira "praga" para os endiabrados avançados do Barça. O outro herói ucraniano dava pelo nome de Pyatov, que manteve a baliza do Shakhtar inviolável até ao prolongamento. Depois, foi batido por Pedro, que entrou para o lugar do "apagado" Ibrahimovic, após uma brilhante jogada de Messi (o homem do jogo).
O Barcelona pretendia dar seguimento à onda vencedora e conquistar o quinto troféu consecutivo, depois da Supertaça espanhola, conquistada há menos de uma semana, e da Liga dos Campeões, Taça do Rei e Liga espanhola vencidas no ano passado. E conseguiu. O capitão Puyol levantou mais um troféu esta época.
A formação orientada por Josep Guardiola voltou a encontrar a formação ucraniana, adversária dos catalães na fase de grupos da Champions, onde também esteve o Sporting, e desta vez não teve a mesma facilidade para vencer a equipa orientada por Mircea Lucescu, que em Itália cedeu o apartamento a Pep quando o espanhol foi jogar para o Brescia e o romeno deixou de treinar o clube italiano.
O jogo foi intenso e muito disputado no meio-campo, mas as oportunidades de golo não foram muitas. Valeu ao Barcelona o jovem Pedro, nascido em Santa Cruz de Tenerife e "criado" por Guardiola na Catalunha.