'O Incrível Hulk' dá mais músculo às bilheteiras norte-americanas
Estados Unidos. Verão cinematográfico anima-se
Regresso próspero do herói verde e mal-disposto da Marvel
As bilheteiras norte-americanas voltaram a agitar-se no fim-de-semana, com a estreia de O Incrível Hulk, de Louis Leterrier, que retoma as aventuras do herói matulão da Marvel iniciadas por Ang Lee em Hulk (2003), agora com Edward Norton em vez de Eric Bana no papel principal.
Esta nova produção Universal/ Marvel, após Homem de Ferro, lucrou 54,5 milhões de dólares (35,4 milhões de euros) no fim-de-semana de estreia, e embora não tenha batido nenhum recorde nem ultrapassado os números do seu predecessor, contribuiu para um aumento de 24 por cento nas receitas de bilheteira, juntamente com O Acontecimento, a nova realização de M. Night Shyamalan.
Este lucrou 30,5 milhões de dólares (19,8 milhões de euros) nos primeiros três dias em cartaz. Ambos os filmes estão em exibição nos cinemas nacionais.
O Incrível Hulk veio relegar para o segundo posto da tabela de receitas a longa-metragem de animação Kung Fu Panda, da DreamWorks (estreia-se em Portugal no dia 3 de Julho), que já embolsou 117, 9 milhões de dólares (76, 6 milhões de euros) desde a sua estreia, há duas semanas apenas.
Parceria de sucesso
Além de vir dar mais músculo a um box-office americano a precisar de vitamina financeira, O Incrível Hulk vem ainda sublinhar as capacidades comerciais da parceria entre os estúdios da Universal e a Marvel Comics, pois Homem de Ferro, o outro filme produzido no âmbito desta união, interpretado por Robert Downey, Jr., atingiu já os 297 milhões de dólares (193 milhões de euros) de receitas.
A Universal prevê que O Incrível Hulk comece em breve a compensar o investimento de 135 milhões de dólares (87, 7 milhões de euros) que nele foi feito.
Antes da estreia de O Incrível Hulk, as bilheteiras dos EUA tinham já mexido consideravelmente com a chegada às telas do muito aguardado Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, de Steven Spielberg. A quarta aventura da personagem vivida por Harrison Ford arrecadou, até agora, 275 milhões de dólares (178 milhões de euros) dentro de portas , e um total de 663 milhões ( 411 milhões de euros) em todo o mundo, impondo-se de imediato como uma estreias mais lucrativas de 2008.
Também Prince Caspian, a parte II da série As Crónicas de Narnia, apresenta bons números: 131 milhões de dólares (85 milhões de euros).
Outros filmes recentemente estreados com boa bilheteira nos EUA são Sexo e a Cidade, com 119 milhões de dólares (77, 3 milhões de euros) e a nova comédia de Adam Sandler, You Don't Mess With The Zohan, que já vai em 68 (44 milhões de euros). - E.B.