'Mundos Virtuais'; em livro teve lançamento 'online'

Publicado a
Atualizado a

4 mil avatares nacionais activos no final de 2007

Um livro apresentado num mundo virtual como o Second Life demonstra ser um estranho modo de divulgação pública, mas quando se sabe que a obra é precisamente sobre essas realidades virtuais, o espanto é menor.

José Antunes é o autor de Mundos Virtuais, edição da Porto Editora divulgada na noite de 28 de Fevereiro na ilha virtual da Universidade do Porto no Second Life. Jornalista conhecedor da temática de videojogos ou da fotografia, é o "enviado especial" do semanário Expresso a esta comunidade virtual.

À semelhança de outros meios de comunicação social estrangeiros que criaram delegações no Second Life, instalou-se em 2007 a observar por dentro as interacções e novidades do Second Life. O nome do seu avatar - ou personagem virtual - é Gaia Bosch e "tem feito um trabalho excelente", admite Cat Magellan, avatar de Catarina Campos, uma das mais antigas dinamizadoras do espaço português no Second Life em http/getasecondlife.net. "Consegue abarcar uma série de temas nacionais e internacionais, dando um retrato muito abrangente, com muita seriedade."

Catarina Campos considera que assume "uma enorme isenção em relação às comunidades portuguesas, o que, de certa forma, faz dele algo solitário. Penso que, para um jornalista, não pode haver outra postura no Second Life".

Com este lançamento, a Porto Editora tem "a expectativa de realizar novas iniciativas no Second Life que se enquadrem na estratégia editorial definida, quer na edição de livros quer nos projectos relacionados com multimedia e novas tecnologias". Tanto mais que o evento [online] foi um "sucesso", segundo a editora, tendo congregado 70 avatares.

O livro é um guia para "todas as pessoas que ouviram falar em Second Life, que têm alguma curiosidade em espreitar, mas não sabem bem como", refere o autor. E são muitos.

O avatar Miguel Yesheyev, numa análise recente, conclui que "Portugal foi o país da União Europeia com maior redução de avatares activos entre o pico de 2007 e o fecho do ano". Entre Maio e Dezembro do ano passado, o número de utilizadores nacionais registados "caiu mais de 54%", tendo perdido "4762 avatares activos (em menos de um ano!) ficando, a 31 de Dezembro de 2007, com 3986 avatares activos". A análise completa está em http/getasecondlife.net/2008/02/second-life-geral/paisagem-humana/.

Mundos Virtuais surge com uma curiosidade na capa: enquanto o avatar de José Antunes está de perfil lateral, a imagem frontal é de um outro jornalista, Lourenço Medeiros, também conhecido pelo seu avatar Lourenço Merlin no Second Life, de onde reporta para o canal de televisão SIC.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt