'Merchandising' traz séries para fora da TV

Abriu há dias em Madrid a primeira 'loja efémera' da FOX. O estabelecimento funcionará durante um período limitado, no qual vão vender-se artigos de séries televisivas.
Publicado a
Atualizado a

Há dias Madrid assistiu à inauguração de uma nova loja. Entre os produtos à venda contam-se crachás, porta-chaves, T-shirts, tapetes e até bengalas. O que é que estes artigos têm em comum? Todos eles evocam séries televisivas. A venda de merchandising dos mais populares programas pode não ser uma novidade, mas a abertura na Península Ibérica de uma loja, com a chancela dos canais FOX e dedicada apenas à venda destes objectos, é notícia.

De momento, a FOX portuguesa não está a planear seguir os passos da sua congénere espanhola e abrir uma "loja efémera" (para usar a terminologia oficial), operacional durante apenas um mês, como é aqui o caso. Todavia, é possível adquirir estes e outros produtos através da Internet e, pontualmente, nalgumas lojas nacionais.

Curiosamente, os produtos vendidos são mais ou menos os mesmos, mudando apenas o nome da série. Na maior parte dos casos, é isso que ocorre com as muitas T-shirts, tapetes de rato, canecas e calendários à venda através das páginas das principais produtoras na Internet. Mas há alguns artigos menos comuns.

É assim possível adquirir um cesto de piquenique de Donas de Casa Desesperadas (que passa na SIC e no FOX Life). Ou uma bússola inspirada em Perdidos (que já deu na RTP1 e na FOX), e conjuntos de facas ou tapetes para a casa de banho (com pegadas de sangue pintadas a vermelho) com a marca Dexter (que em Portugal já passou nos canais RTP2, FOX e FX). E até uma bengala como a do Dr. House da série televisiva homónima (transmitida pela TVI e pela FOX).

No caso de algumas séries, como Dexter ou Perdidos, é também possível comprar figuras que reproduzem as principais personagens. E em Portugal não é difícil encontrar estes últimos artigos. É, porém, difícil ignorar outras peças ligadas a séries, que apesar de não serem tidas como merchandising têm um peso bem superior no mercado. É o caso dos vários livros, bandas sonoras ou videojogos que os principais projectos de televisão geraram nos últimos anos. Ou, claro está, as caixas com as temporadas completas em DVD.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt