'Gang' do Porto que furtava automóveis detido em Ílhavo
As autoridades policiais suspeitam que os membros do gang juvenil identificados ao final da madrugada de ontem em Ílhavo, por suspeita de furtos no interior de viaturas, sejam também autores de crimes idênticos ocorridos últimos meses nas zonas do Porto, Viana do Castelo e Viseu, entre outras localidades.
Os cinco jovens, com idades entre os 16 e os 20 anos, desempregados e com residência no Grande Porto, foram detidos após denúncia anónima, estando indiciados pela prática de furtos e vandalização de 19 automóveis nas praias da Barra e da Costa Nova. Hoje de manhã, serão presentes a tribunal para primeiro interrogatório.
Apesar de terem sido interceptados em flagrante na praia da Barra pela patrulha da GNR, os suspeitos colocaram-se em fuga a pé, obrigando a perseguição policial. Os jovens delinquentes, que têm cadastro por condenações a penas de prisão devido a assaltos, acabaram por ser encontrados numa garagem onde procuraram refúgio não tendo oferecido resistência. Nenhum dos elementos do grupo trazia armas de fogo no momento da detenção. Foi apreendida apenas uma faca de 30 centímetros.
A GNR anunciou ter recuperado bens furtados, como auto-rádios, carteiras, telemóveis, vídeo-jogos, entre outros objectos, na posse dos suspeitos - que partiam os vidros ou forçavam as portas dos carros. Foi ainda apreendido o automóvel onde se faziam transportar, munidos com um par de matrículas falsas.
Os depoimentos recolhidos levam a crer que os jovens actuavam dispersos e depois concentravam-se num local onde recolhiam os objectos. A GNR da Gafanha da Nazaré suspeita que se trate do mesmo grupo que, no início do ano, motivou uma perseguição policial com tiros para o ar pelas ruas da praia Barra, conseguindo, no entanto, escapar. A proximidade da auto-estrada A25 (antigo IP/5) é vista como um incentivo a este tipo de assaltos, já que permite, rapidamente, a fuga. Segundo fonte da GNR da Gafanha da Nazaré, este tipo de ocorrências na localidade "não é habitual. |