'Franchising' democratiza-se

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Cerca de 120 oportunidades de negócio vão estar a partir de hoje disponíveis no Franchise Show, a feira do sector de franchising que se realiza neste fim-de-semana na Exponor, em Matosinhos. Distribuídos por aproximadamente 50 actividades distintas, os investimentos propostos vão desde os 5000 até aos 250 mil euros. Trata-se de uma das duas montras anuais de uma actividade que em Portugal ultrapassou, em 2006, os 4000 milhões de euros de receitas.

Segundo Eduardo Miranda, director da feira e do Instituto de Informação em Franchising (IIF), o perfil do negócio de franchising em Portugal, "apesar de maduro, está a registar novas tendências". Depois de alguns anos em que o sector comercial dominava, "é nos serviços que hoje em dia aparecem mais oportunidades", diz o mesmo responsável, em declarações ao DN. "O destaque vai para a área de saúde e bem-estar, com relevo para actividades dirigidas aos idosos", revela Eduardo Miranda, que destaca ainda "a alimentação, os ginásios e os escritórios de advogados" como outros negócios em que o franchise está a dar passos seguros.

"Há ainda uma outra tendência, que é a de aparecerem oportunidades de investimento mais baixas", revela a mesma fonte. Segundo o director do IIF, no passado "o mínimo normal para entrar numa rede era de 70 mil euros, mas hoje em dia encontram-se franchisadores que só pedem 5000 euros".

Se ao princípio foram marcas estrangeiras que trouxeram para Portugal a ideia de franchising, nos últimos anos os nacionais competem já, em termos estatísticos, de igual para igual. Segundo Eduardo Miranda, recentemente há até uma tendência de exportar a ideia de negócio. "A primeira vez que vi empresas franchisadas de administração de condomínios foi em Portugal, mas anos depois a ideia já estava na feira de Valência", exemplifica. São várias, aliás, as marcas portuguesas que estão a expandir-se no estrangeiro, com prioridade para Espanha. É o caso da Star Wash, Clínicas Persona, Loja do Condomínio, Habicast ou Verde Ervilha, que se juntam às já implantadas Ocasião do Sofá, Aerosoles e Luís Simões. Outras, como a Silverfield, Peter Murray, Parfois e NBB, optaram pelo Médio Oriente, enquanto a Onara se estabeleceu em Angola.

Em 2007, segundo previsões do IIF, o mercado de franchising não deve fugir à regra no que diz respeito a novas empresas. "Deve chegar às mil", assegura Eduardo Miranda. Em 2006, o nível de emprego cresceu 7,2%.|

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