A liga milionária dos sorteios transmitidos em Portugal, o Euromilhões (TVI), faz mais audiência do que a soma do recém-estreado concurso a Fatura da Sorte, RTP1, e do que o veterano Totoloto, na SIC. Fenómeno semelhante acontece no volume de apostas que, no caso do sorteio exibido na TVI, ronda os mais de 4,5 milhões à sexta-feira e 3 milhões à terça. Já o Totoloto, entre as quartas e os sábados, regista cerca de um milhão e de 1,4 milhões de apostas, respetivamente..Mónica Jardim, rosto que há cerca de dois anos revela a chave vencedora na antena de Queluz de Baixo, considera que o volume de audiências se justifica devido "à natureza do concurso, que acaba por atribuir valores muito mais apetecíveis nos tempos que correm e no qual, dois euros - o valor de uma simples aposta - podem transformar-se, no mínimo, em 15 milhões". .Quanto ao recém-concurso lançado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com o intuito de instigar os contribuintes a pedir faturas em troca do sorteio de automóveis, este acaba por ter, às quintas-feiras na RTP1, as audiências mais baixas em comparação com os restantes sorteios exibidos nos principais canais generalistas. Apesar das diversas tentativas, não foi possível obter um comentário de Tânia Ribas de Oliveira, rosto deste concurso e que, por se encontrar de férias, está a ser substituída por Sónia Araújo. .Porém, fonte oficial da AT desvaloriza os consumos televisivos e considera que "a melhor forma de medir o impacto do sorteio (que também pode ser acompanhado pela net) é através da evolução das faturas emitidas com NIF [número de contribuinte] individual, que cresceu 47%, bem como o crescimento da receita do IVA, que até junho de 2014 estava a crescer 3,8% face a junho de 2013. No primeiro semestre deste ano, a cobrança voluntária de IVA relativo a operações internas apresentou um crescimento acumulado de 357,8 milhões de euros". .Embora o mês de agosto seja, até ao momento, o mais baixo em matéria de auditório, a AT contrapõe e refere que "o número global de faturas elegíveis para os sorteios de agosto (43 milhões) é o valor mensal de faturas mais elevado desde o lançamento", afirma a mesma fonte oficial. Até à semana passada tinham sido entregues 22 automóveis, mas o sorteio semanal vai continuar, pelo menos, até março de 2016. Isto porque, afirma a AT, o contrato celebrado com a RTP "tem a duração de um ano (31 de março de 2015), renovando-se automaticamente pelo período de um ano"..Apesar das diversas tentativas, não foi possível recolher declarações de Liliana Campos, rosto do Totoloto, na SIC, até ao fecho de edição. .Segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (DJSCML), a transmissão dos sorteios por parte das televisões "surge apenas em função dos critérios editoriais das próprias". Quanto à divisão de custos, resulta "num modelo de parceria em que as estações assumem a emissão do programa e a apresentadora e a DJSCML responsabilizam-se pela parte logística inerente ao sorteio público", explica fonte oficial da Santa Casa.