'Conta-Me como Foi' vai reunir família espanhola e portuguesa

Publicado a
Atualizado a
'Conta-Me como Foi' vai reunir família espanhola e portuguesa

Criadores querem juntar elencos de vários países para episódio especial

Durante um dia, três elementos da equipa que realiza, escreve e produz a série de sucesso Cuéntame cómo pasó, emitida na TVE, em Espanha, estiveram em Lisboa. Os criadores da série original que inspirou a versão portuguesa Conta-Me como Foi, que a RTP1 transmite aos domingos, às 22.30, falaram ao DN.

Sergio Cabrera, um dos realizadores do programa, Jacobo Delgado, o guionista, e Miguel Forneiro, o director de produção, estiveram ontem em Lisboa para começar a alinhavar um especial onde as famílias das duas séries se irão encontrar. As gravações irão decorrer já no final do mês de Novembro.

No entanto, a ideia original e que está ainda a ser pensada em termos de coordenação, é "juntarmos as famílias das várias séries que estão a passar em Espanha, em Portugal, em Itália e no México", explicou ao DN o guionista Jacobo Delgado. "Ainda não sabemos se será possível esta ideia, por questões logísticas, mas queremos que pelo menos as famílias europeias se encontrem num episódio", frisou ainda Jacobo.

Para esta equipa, o sucesso da série, em Espanha, que está no ar desde 2001, deve-se não só ao facto de o programa aliar o lado documental com o ficcional, contando a história de uma família durante os finais da década de 60 até meados dos anos 70 (1975). "Esta série, apesar de ter um lado histórico, não é só sobre história, é também sobre a vida, sobre a família", comentou um dos realizadores, Sergio Cabrera.

O formato de Cuéntame cómo pasó foi adaptado noutros países, como a Itália e o México, para além do nosso país, devido às semelhanças históricas das décadas de 60 e 70. A ideia de vir a juntar os elencos das séries era uma forma de, "junto do público, fazermos perceber que Cuéntame cómo pasó fala de um tema universal e mostrar que existiam rea- lidades semelhantes à nossa, partilhadas por pessoas que estavam em partes distintas do globo. Essa é a ideia-base para juntar os vários elencos. Mas, em princípio, só o europeu poderá vir a estar presente", adiantou ainda o guionista.

Para esta equipa, o formato português poderá continuar a ter sucesso, pelos mesmos motivos que em Espanha. Para Sergio Cabrera, também não é comum em Espanha um programa deste género estar no ar há oito anos. Para além deste realizador, a série tem mais dois na sua equipa: Tito Fernández e Agustín Crespi.

Em Portugal, a série é realizada por Fernando Ávila e Pedro Miguel. Os actores que constituem a família Lopes, que dá o mote à história, são: Miguel Guilherme, Rita Blanco, Catarina Avelar, Rita Brütt, Fernando Pires e Luís Ganito.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt