'Ciúmes são exercício de poder com muitos riscos'
Continuou a agredir a ex-mulher, apesar de separados há mais de um ano. O que leva à manutenção deste sentimento de posse?
São geralmente homens com perturbações graves de personalidade, ou mesmo já com perturbações mentais. Estes casos geralmente configuram dois aspectos: ou uma grave perturbação mental, indivíduos muito desorganizados que geralmente tentam matar a mulher, a si próprios e também aos filhos. Este parece-me configurar um caso mais grave de perturbação de personalidade. Os ciúmes obsessivos são uma ideia muito grande de exercício de poder sobre outra pessoa e com grandes riscos.
O facto de a mulher, finalmente, ter apresentado queixa pode ter causado este desfecho?
Se é que não fez queixas para trás, o que não sei se corresponde à verdade. Se fez, como é que este homem continuava a ter armas na sua posse?... Isso não foi acautelado e agora acontece isto. Há um grande risco em indivíduos com estas características.
Deveria haver mais prevenção?
Sim, há vários sinais. Isto é muito importante, até para as forças de segurança perceberem que tem de haver um tipo de actuação diferente. No ano passado houve uma morte por semana e este ano não andará muito longe disso. É um problema real sobre o qual é preciso actuar de forma mais drástica. Arranjar uma maneira de o deter, por exemplo.