'Cinema' de Rodrigo Leão no Biography Channel

Publicado a
Atualizado a

A rubrica Bio Extra de hoje, exibida pelo canal Biography Channel a partir das 21.55, terá, como protagonista o músico português Rodrigo Leão.

O esquema habitual do programa descreve uma etapa importante da personalidade escolhida.

Na emissão de hoje iremos conhecer todo o processo de gravação do seu mais recente álbum, Cinema, editado no ano passado. O "cenário" do programa é o estúdio onde Rodrigo Leão gravou o seu álbum e o tema Estrada (um dos preferidos do músico) é a "banda sonora" escolhida.

Antes de embarcar numa carreira em nome próprio, Rodrigo Leão foi membro da Sétima Legião, grupo marcante do panorama pop/rock português dos anos 80.

Os Madredeus foram outro importante marco no percurso do músico português. Em 1989, Rodrigo Leão dá o primeiro passo na elaboração de uma carreira a solo, ao compor a banda sonora do filme Um Passo Outro Passo e Depois, de Manuel Mozos.

Em 1993 é editado o seu primeiro registo a solo, sob o nome Rodrigo Leão & Vox Ensemble. Ave Mundi Luminare.

Dois anos depois surge Mysterium, um EP exclusivamente editado em Portugal e Espanha. Foi também nesta altura que Rodrigo Leão decidiu abandonar os Madredeus. Theatrum, editado em 1996,foi o passo seguinte, um disco que envolvia uma escrita teatral com estéticas sonoras mais densas. Em 2000 surgiu um dos álbuns mais marcantes da carreira de Rodrigo Leão. Alma Mater conjugou as mais diversas influências e convidados (como Pedro Jóia, o violinista Denis Stetsenko ou as cantoras Adriana Calcanhoto e Lula Pena, entre outros) e conseguiu levar a obra do músico português a um maior número de atentos ouvintes.

Depois de Pasión (2001), registo ao vivo gravado na Aula Magna, Rodrigo Leão editou Cinema, talvez a sua obra mais completa e cuja gravação estará hoje em destaque neste programa do Biography Channel, a partir das 21.55.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt