'Bullying' à margem do Nickelodeon português
O Nickelodeon no Reino Unido, que passa em Portugal no cabo e é dirigido ao público infanto-juvenil, vai dedicar parte da programação da próxima semana à problemática da violência entre crianças e jovens nas escolas, emitindo séries e pequenos filmes sobre o bullying. Um problema mundial que tem aumentado, também em Portugal - 40% das crianças portuguesas dizem já ter sido vítimas de bullying -, o que levou o Governo a tomar uma série de medidas.
Contactada pelo DN, a responsável pelo canal Nickelodeon em Portugal (distribuído pela TV Cabo), Mónica Sousa, disse que para já este especial sobre o bullying não vai passar na televisão portuguesa. No entanto, a responsável não descartou a hipótese de aqueles filmes virem para Portugal, mas só na programação de 2009.
"O Nickelodeon português já fez a sua programação para o próximo ano, que vai ser dedicada à obesidade infantil, o que não implica que no final do ano de 2008 não se trate este tema", explicou Mónica Sousa, garantindo: "Temos noção do problema, queremos trazer essa programação para Portugal."
No Reino Unido, contudo, o Nickelodeon vai emitir já a partir da próxima quinta-feira (dia 15) a programação especial, que se intitula See Something, Say Something (Se Viste Alguma Coisa, Diz Alguma Coisa), que visa combater o bullying. Este é o segundo ano consecutivo em que o canal promove esta iniciativa em Inglaterra. No ano passado, a emissão especial foi vista por 2,7 milhões de crianças.
A par com a exibição de filmes, o canal promove ainda a linha telefónica que existe para apoiar crianças vítimas de violência nas escolas por parte dos próprios colegas e para receber denúncias.
"No ano passado, milhões de miúdos viram o programa See Something, Say Something para aprenderem mais sobre como prevenir o bullying. O programa deu-lhes informação e confiança para os ajudar a lidar com este problema", disse à imprensa britânica o director do canal inglês dirigido a crianças, Howard Litton.
O canal Nickelodeon passará durante uma semana 27 minifilmes, nos quais as crianças inglesas serão as protagonistas, contando histórias sobre a violência nas escolas entre si e abordando também o combate ao fenómeno. Os filmes são feitos pela própria produtora do Nickelodeon.
O que é o 'bullying'
Foi precisamente no Reino Unido que a violência entre crianças e jovens nas escolas assumiu o termo bullying, agora correntemente usado em Portugal. O bullying vai além da violência física. Inclui chamar nomes, humilhar, discriminar, isolar, perseguir, assediar, dominar, agredir, roubar, ferir ou ameaçar. Quando exercidos de forma intencional e repetida. As vítimas são normalmente jovens introvertidos e acontece sobretudo nas escolas, mas já chegou aos telemóveis e à Net. Mas as televisões são também muitas vezes acusadas de passar programação que estimula a violência nas crianças.|