'Binge-watch' eleita palavra do ano de 2015

Lexicógrafos do famoso dicionário britânico Collins sublinham que o uso do termo subiu 200% desde 2014
Publicado a
Atualizado a

"Assistir a um largo número de programas televisivos (especialmente a todos os episódios de uma série) sucessivamente". Esta é, segundo o dicionário Collins, a definição de binge-watch, eleita palavra do ano 2015.

Devido ao consumo desenfreado de séries como House of Cards ou Breaking Bad, a utilização do termo subiu 200% comparativamente ao ano passado, explicam os lexicógrafos - especialistas em léxico - do conceituado dicionário. "O aumento do uso de binge-watch está claramente ligado à maior transformação dos nossos hábitos de consumo deste o advento dos gravadores de vídeo há quase 40 anos. Devido à subscrição de serviços como a Netflix ou aos gravadores de vídeo digitais como o Tivo, os fãs podem assistir ao que querem, quando querem, durante o tempo que querem", frisou Helen Newstead, líder do departamento de linguagem do Collins.

A palavra que registou o segundo maior crescimento de 2014 para 2015 foi "transgénero" (aumentou em 100%), devido à popularidade adquirida por figuras como Caitlyn Jenner e Laverne Cox, atriz de Orange Is The New Black.

De entre as palavras que se tornaram mais significantes este ano, destacam-se também clean eating (algo como "comer saudavelmente"), manspreading (quando "um passageiro do sexo masculino, num autocarro ou comboio, abre as pernas de uma forma que nega espaço ao passageiro sentado ao seu lado"), ghosting ("acabar uma relação cortando qualquer tipo de comunicação") ou swipe (termo popularizado pela aplicação Tinder e que o dicionário define como "movimentar o dedo pelo touchscreen de um telemóvel de forma a aprovar (swipe para a direita) ou dispensar (swipe para a esquerda) uma imagem").

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt