'Airbag' chega ao motociclismo

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O airbag chegou ao mundo das duas rodas. A Dainese - marca italiana de equipamentos e elemento de segurança - apresentou no último grande prémio de motociclismo da época, em Valência, um sistema que protege o pescoço e cervicais dos motociclistas em caso de quedas.

O sistema D-Air - constituído por GPS, acelerómetros e giroscópios - detecta as quedas dos piloto e acciona o sistema de airbag. Em 40 milésimos de segundo os geradores fazem o seu trabalho e injectam 37 litros de ar ao protector que o motard tem no pescoço, evitando assim lesões medulares graves.

Os pilotos Sandro Grotzky, Michael Ranseder e Marco Simoncelli provaram a eficácia do sistema no decorrer do último grande prémio de motociclismo de Valência. Perante as dúvidas de alguns - havia quem duvidasse do regresso à pista após a queda -, ficou provado que é possível tirar o D-Air, podendo o motociclista prosseguir a prova, caso a moto o permita.

O HANS (Head And Neck Support) é um dispositivo de segurança obrigatório para os pilotos em competições automobilísticas mas só agora começou a ser aplicado nas provas de motociclismo. Com um formato em 'U', encaixa-se em redor do pescoço e está ligada ao capacete. A sua função é impedir que durante um acidente o pescoço do piloto sofra com o impacto.

Muitos pilotos criticam o dispositivo por ser desconfortável mas o certo é que é obrigatório nas principais competições do mundo como a Fórmula 1, a NASCAR, Champ Car e outras competições automobilísticas.

Por exemplo, na 27.ª edição do Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, Robert Kubica fez estremecer os adeptos da modalidade quando chocou frontalmente contra o muro de protecção a 230 km/hora. O piloto saiu ileso do grave acidente, queixando-se apenas de uma dor no joelho. Há dez anos, provavelmente teria morrido. "Quando vi o choque pensei que era impossível o piloto sair vivo", admitiu, pouco depois, Ronald Dennis, médico da corrida.

A Dainese, marca italiana fundada em 1972, atenta à realidade de segurança na Fórmula 1 procurou aplicar, desde a primeira hora, esse sistema às competições de motociclismo e espera fazê-lo também a curto prazo fora das pistas aos motards amadores.

Após dez anos de investigação e experimentação, a D-Tec (Dainese Techonology Center) departamento de investigação da Dainese lançou o D-Air Racing. Conhecido por proteger as zonas expostas: a coluna, os ombros e o pescoço, este equipamento de segurança poderá ser a melhor notícia para os motociclistas. Mas a parte cervical continua a ser a mais desprotegida, por isso o sistema tem de melhorar", defende o médico Cláudio Costa, responsável pela clínica móvel que acompanha o mundial de MotoGP, o Mundial Superbike e o de motocross, onde é possível efectuar operações aos pilotos que sofreram acidentes graves.|- C.L. e DIREITOS RESERVADOS (imagem)

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