"Vestimos fato-de-macaco mas saímos de 'smoking'"

Carlos Queiroz deu os parabéns aos jogadores  e responsabilizou a selecção brasileira pela dureza  durante os 90 minutos.
Publicado a
Atualizado a

No último jogo com o Brasil, Portugal sofreu seis golos, neste não sofreu nenhum. Aprendeu alguma coisa com essa pesada derrota em Gama ocorrida em Novembro de 2008?

Sim. Ninguém pode jogar aberto contra o Brasil e principalmente não se pode dar ao Brasil o que tanto gosta de fazer, o contra-ataque. Aprendemos com isso e os meus jogadores estão todos de parabéns.

Festejou exuberantemente após o apito final do árbitro. Ainda duvidava do apuramento para os oitavos-de-final?

Não estávamos apurados, só com um ponto o conseguiríamos e felizmente alcançámos esse ponto. Penso que o mais importante é que mais uma vez Portugal se apurou para os oitavos-de-final de uma prova como o Mundial.

Gostou da exibição da equipa?

Acho que foi um jogo bom, tivemos uma grande atitude. Os jogadores foram brilhantes pela forma como lutaram desde o primeiro minuto. Penso que alcançámos a qualificação para os oitavos-de-final com todo o mérito e agora vamos pensar noutro tipo de jogos, em que é tudo para o ganhador e nada para o perdedor. O Brasil entrou forte e tivemos de vestir o fato-de- macaco, mas saímos de smoking. O bom deste segundo lugar é que teremos agora três dias para descansar.

Mais uma vez Portugal terminou um jogo sem sofrer golos...

Desde que cheguei à selecção nacional fizemos 26 jogos e não sofremos golos em 22. Só sofremos golos em quatro partidas, penso que é positivo. Mas também é verdade que as estatísticas e a reputação não ganham jogos. Mas inspiram-nos para estarmos mais confiantes.

A primeira parte do jogo terminou com sete cartões amarelos. Foi um jogo violento?

Perguntem ao Dunga. Tem de perguntar ao Brasil, não a nós. Perguntar à equipa do Brasil e aos jogadores brasileiros, não aos portugueses. Esteve à vista de toda a gente. Quem estava nervoso era o Brasil, não nós, mas não quero problemas. Agora é um dia de comemoração, pois o nosso país está apurado para a próxima fase do Mundial. Mas sinceramente acho que não vale a pena comentar esta arbitragem.

Que comentário faz ao facto de dois jornalistas brasileiros terem sido presos por alegada espionagem à selecção portuguesa?

Talvez agora perceba por que razão o Brasil entrou desta forma no jogo. Se fizeram isso, acho bem que tenham sido presos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt