"Trinta minutos por dia a estudar ajuda a evitar explicações"

Publicado a
Atualizado a

Alguma vez teve de recorrer a explicações para o ajudar numa disciplina? Sim, estava no 11.º ano e resolvi recorrer a uma ajuda na Matemática, mas foi a única vez. Nunca senti necessidade deste tipo de ajuda noutra situação.

Mas o que o fez arranjar explicações nesse ano?

Não era o caso de ter dificuldades. O meu objectivo era mesmo subir a média e resultou. Tirei 18 valores.

Optou por um centro especializado ou por alguém conhecido, como um professor?

Não. Foi um amigo que me recomendou uma pessoa. Nem era professor, era simplesmente um explicador. E nem era muito caro. Pagava 13 euros por explicação.

Sendo um bom aluno, que conselhos dá a alguém para evitar ter de recorrer às explicações?

Na minha opinião as tarefas diárias mais básicas são as melhores. Eu aconselho a reverem todos os dias a matéria dada du- rante os 30 minutos. Acho que é mais do que suficiente. É o que sempre fiz. Cla- ro que quando temos os testes ou exames há que ter umas boas horas de estudo, pe- lo menos tentar passar duas tardes an- tes da data a estudar. Mas este tempo es- tá dependente da distância de um teste de uma disciplina para outra.

Além do tempo que está estudar, qual é o seu método?

Escrever muito. Eu tenho memória fotográfica, portanto, ao escrever fica a imagem e só assim consigo estudar. É a única forma que resulta comigo.

Recorrer a colegas em vez de explicações pode ser uma solução para ajudar nos estudos? Ou seja, fazer os "grupos de estudos"?

Sim, talvez para algumas pessoas. Eu, sinceramente, prefiro estudar sozinho. Não gosto de o fazer em grupo, apesar de quando tive explicações de Matemática foi com mais três amigos. Mas era uma situação diferente.

Porque é que só consegue estudar sozinho? Considera que em grupo há mais possibilidade de distracções?

Às vezes era mesmo isso que acontecia. A estudar com mais pessoas, acontecia sempre alguma coisa para distrair. Por isso, prefiro estar sozinho nesses momentos.

Alguma vez esteve no papel de explicador?

Sim, já dei explicações, mas só a familiares mais novos. Ajudei nas disciplinas de Matemática e Geografia do 7.º ano. Acho que consegui dar uma boa ajuda.

Quais são os anos que pensa serem aqueles que os alunos acabam por recorrer mais às explicações?

Penso que no 7.º e 10.º. São aqueles anos de choque, de mudança de ciclos. Começa--se a ter outras disciplinas que nem sempre gostamos e podem surgir dificuldades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt