"Tem todas as condições técnicas para se impor, se tiver juízo"

Publicado a
Atualizado a

Agostinho Oliveira foi o responsável pela primeira convocatória nacional de Pedro Neves e lembra-se que "é o tipo de jogador que corresponde sempre ao que é pedido". O adjunto de Scolari não poupa elogios ao atleta e chegou a pensar nele para a selecção B, que jogou o Torneio Vale do Tejo deste ano.

"Tem o perfil ideal do jogador com qualidades excepcionais, é bem equilibrado tecnicamente, dedicado, tem noção posicional forte e um sentido táctico muito apurado." O seleccionador lamenta o episódio do doping, mas garante que isso "não é impeditivo para mim ou para a FPF, mas, se ele não conseguir ultrapassar essa situação, as coisas tornam-se mais difíceis".

Agostinho Oliveira não considera estar a dar mau exemplo a outros jovens chamando um jogador que consumiu cocaína "Já aconteceu a muitos, uns conhecem-se, outros não e acho que houve momentos em que essa mesma realidade passou por todo o jogador. Não deixamos de o convocar por isso. Eu na minha carreira de jogador nem sabia o que estava a tomar." O que importa para o treinador é o facto de Pedro Neves ser "um dos tais jogadores a quem e a utilização dos dois pés não confunde, e não são muitos [é ambidestro]...".

O lado esquerdo da defesa é uma fragilidade a nível nacional, "mas o facto de ele se impor nessa posição não passa pela adaptação ao lugar, mas sim por ele se destacar ao ponto de ser convocado". Mas, para o seleccionador nacional de sub-21, " a selecção não é a Santa Casa da Misericórdia. Não conseguimos recuperar ninguém se não der uma resposta qualitativa.O clube é o local próprio para isso, porque qualidade ele tem".

José Couceiro partilha da opinião de Agostinho Oliveira e considera que "o Pedro tem todas as condições técnicas para se impor como profissional, se tiver juízo e souber manter o equilíbrio emocional". O agora técnico do FC Porto treinou-o no Alverca e lembra-se "do jovem com um uma história de vida difícil, um revoltado por natureza, que por vezes comete erros, quer dentro de campo quer fora deles. Mas, se ele souber encontrar o tal ponto de equilíbrio, vai impor-se, e é bom que ele se convença disso de uma vez por todas".

O colega de quarto nas convocatórias da selecção nacional de sub-21, Danny (Dínamo de Moscovo), prefere falar do jovem Pedro em vez do futebolista Pedro Neves "Como pessoa é cinco estrelas. Era um pouco calado ao início, mas depois foi ficando mais à vontade. Ficámos amigos num instante."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt