"Ronaldo é o melhor português de sempre"

Publicado a
Atualizado a

Carlos Queiroz . Adjunto de Alex Ferguson no Manchester United evita falar da sucessão ao treinador escocês. Diz não ter dúvidas de que Cristiano Ronaldo é o melhor futebolista da actualidade e refere que os red devils não receberam qualquer proposta do Real Madrid. Continua a ser fã de Rui Costa

Dedica a vitória na Champions a quem?

A uma frase que me disse Alex Fergusson, em minha casa em Madrid, já as coisas não estavam a correr muito bem. 'Faz o que achares certo, faz o que tens a fazer porque, aconteça o que acontecer, tens um lugar em casa à tua espera'.No final da época podia ter ficado num clube espanhol, podia ter aceite o convite para manager do Tottenham, mas recusei um salário quatro vezes superior ao que o Manchester me oferecia porque me senti devedor. E fui fazer parte de um projecto que visava chegar à final da Champions e nos últimos quatro anos dediquei a minha vida a esse projecto.

Vai continuar no Manchester United até quando?

A nossa relação com os clubes depende da qualidade dos serviços e, no futebol, é cada vez mais difícil ter muitos dias de trabalho felizes. O Manchester tem características que não existem no mundo do futebol.

Acredita que pode ser o substituto de Alex Fergusson?

A minha ideia de projecto de vida, neste momento, é ser feliz. E, repito, são poucos os projectos de trabalho que nos proporcionam a realização profissional.

Substituir Fergusson era chegar ao topo...

Não. Seria mais uma etapa. Faz parte de um projecto de trabalho e seria mais um momento desse projecto. Há quem desafie um Evereste -eu já desafiei muitos. Com 30 anos e um bando de maltrapilhos fui campeão do Mundo, com trinta e tal anos cheguei à selecção de Portugal. Se calhar, nem se soube em Portugal mas aproveito para informar que fui convidado por duas vezes para treinador da selecção do Mundo, treinei quatro selecções, fui treinador do Real Madrid.

Toda a época do Manchester e, em particular, a Champions, deram ainda mais visibilidade a Cristiano Ronaldo. É desta que ele vai ser eleito o melhor jogador do Mundo?

Julgo que agora é inevitável. Neste momento já não há qualquer tipo de interesse ou manobra que resista a esse evidência. Não tenho dúvidas disso.

O Manchester United levou o jogador a este patamar. A partir de agora será difícil segurá-lo. Ironia do destino?

Não é difícil segurá-lo. Estamos a falar do Manchester United que pode oferecer condições muito semelhantes às melhores. Onde nós não conseguimos competir é no campo da falta de ética. Porque a temos e não abdicamos dela. Também não existe entre o Manchester United e a imprensa inglesa a promiscuidade que existe em Espanha, Portugal ou Itália entre clubes, alguma imprensa e alguns jornalistas. Nesta matéria também não podemos competir.

É possível convencer o jogador a recusar o convite do Real Madrid?

Nunca chegou ao Manchester United nenhuma proposta do Real Madrid. Nunca. A paciência tem limites.

O que tem o Manchester para lhe oferecer para além do que lhe dá o Real Madrid?

Em seis anos de trabalho, o Manchester deu-lhe o campenato nacional, o campeonato europeu, com a camisola do clube foi considerado o melhor jogador jovem da Liga Inglesa, foi o melhor marcador de Inglaterra, o melhor marcador da Europa, tornou-se no melhor jogador de Portugal de todos os tempos e irá ser eleito o melhor do Mundo. Acham que é pouco?

É o melhor português de sempre?

É o melhor de sempre. Contra factos não vale a pena lutar.

E o facto de ter falhado um penalti numa competição decisiva explica-se como?

Era a última prova que lhe faltava para entrar no grupo dos eleitos. Só os Maradonas e Platinis falham penalties em grandes finais.

Se sair está a deitar fora a possibilidade de ser um dos símbolos mais importantes do clube ou essa condição é já irreversível?

Essa questão não se coloca porque ele não vai sair agora.

Fergusson foi muito duro com o presidente do Real e este já reconsiderou, dizendo que nada fará contra a vontade do Manchester. A haver transferência, vai ser pacífica?

O actual presidente do Real foi meu director e sei o que é que ele me dizia e o que aconteceu no final. Tenho a vantagem de os conhecer a todos e sei ver as diferenças entre os dois clubes. No Real, o nosso papel....é ser papel de embrulho. É ver o quu aconteceu ao Figo, ao Ronaldo, ao Zidanne, a todos. Por ali não se sabe o que é reconhecimento e gratidão. De qualquer forma, não vai haver lugar a quaisquer negociações. Nem pacíficas nem outras.

O Real e Madrid podem ser a perdição de Ronaldo?

Sobre isso não devo falar. Só digo que por ali servimos para papel de embrulho.

O empresário pode estar a pressionar o próprio jogador...

Se fosse agente de um jogador penso que não teria dúvidas sobre qual seria o melhor enquandramento técnico e desportivo para o meu atleta neste caso. Conhecendo o agente de Ronaldo sei que ele partilha da minha opinião.

Já falou com Cristiano sobre o assunto?

Não.

Acha que o jogador vai pressionar o Manchester?

Essa é uma pergunta para o Cristiano.

Ele já disse que dentro de duas semanas vai haver novidades. Continuar no Manchester não é uma novidade...

Tenho a convicção de que a Marca e algumas pessoas acreditam que o Ronaldo vai mudar de nacionalidade. Só se a novidade for essa: será que dentro de duas semanas vai ser anunciado que Ronaldo jogará o Euro pela Espanha e não por Portugal?

O rendimento de Ronaldo na selecção pode descer?

Para o Manchester United, neste momento, o rendimento do Ronaldo não é uma preocupação. É o lado para que se dorme melhor. Mas como português preocupo-me. E acho que os portugueses e a imprensa portuguesa deviam acordar porque há motivos para preocupação. Existe uma campanha objectiva e bem pensada por parte dos espanhóis que visa desestabilizar a selecção de Portugal.Com Filipes, quiseram tomar conta de Portual, e levaram uma patada; querem tomar conta do Ronaldo e estão a precisar de outra. Até o próprio Scolari ficaria desestabilizado se todos os dias se dissesse que o Chelsea está interessado na sua contratação. Estas notícias desestabilizam qualquer pessoa em vésperas de uma competição. Custa--me muito ver que a grande prejudicada vai ser a selecção de Portugal.

Até onde vai chegar esta 'nova' selecção?

Portugal deve ter sempre a ousadia de pensar nun lugar de honra. Isso define a nossa atitude. Depois, é preciso tentar ser o melhor desses melhores. Claro que isso nem sempre se consegue mas se esse for o empenhamento, sentir-e-ei orgulhoso.

Gostou da convocatória de Scolari?

Não posso responder porque não tive ocasião de seguir de perto a carreira de todos os convocados. Mas tenho a certeza de que Scolari escolheu aqueles que no seu entendimento são os melhor preparados.

Scolari deve suceder a Scolari?

Só Scolari pode responder a isso.

Aceitaria ser o sucessor dele?

A sucessão só faz sentido nas monarquias e este cargo é de eleição. Como português, o lugar de seleccionador da minha selecção não é um lugar profissional. É uma missão. Quando trabalhei noutras selecções encarei esses contratos como outros quaisquer mas com Portugal não consigo. Além disso, não acho que nos devamos candidatar-nos a esse cargo. É como se um militar se oferecesse como candidato a Chefe do Estado Maior das Forças Armadas.Não sou eu que tenho de reconhecer em mim qualidade para ocupar o lugar. Só o País pode avaliar se eu o mereço.

Em dois anos, recusou o Benfica duas vezes e o FC Porto, uma. Agora, já não é Portugal que não quer Carlos Queiroz mas sim Carlos Queiroz quem não quer Portugal...

Nem sempre as circunstâncias permitem que se abracem algumas oportunidade.

O que é que falhou com o Benfica?

Portugal tem óptimos clubes. Mas o conjunto, o campeonato, o futebol português é que estragam a fotografia. Não me esqueço das razões que em 1995 me levaram a sair de Portugal. Foi em Fevereiro. Na altura pensei: se cheguei a Portugal com os calções na mão e consegui ser seleccionador nacional e treinador do Sporting, também hei-de arranjar trabalho lá fora. Algumas da razões porque saí na altura ainda hoje as leio na Imprensa portuguesa.

Por exemplo?

Em 1995 trabalhava-se com ordenados em atraso. Hoje, segundo leio, também. Ao longo de todos estes anos desabituei-me a meses com mais que trinta dias. Não consigo perceber que justiça desportiva pode existir quando A vai jogar com B e B não tem ordenados em atraso e meses depois, C vai jogar com B e B já está com salários em atraso.

Temeu que isso lhe acontecesse no Benfica?

Não especificamente isso, mas a natureza limitada dos projectos e não por falta de ambição dos dirigentes mas porque é impossível ao futebol português viver fora do contexto económico da sociedade portuguesa. E ela, actualmente, é muito adversa aos projectos desportivos. A saúde dos clubes depende do poder de compra e actualmente os portugueses não podem investir no entretenimento.

E ainda não esqueceu a data precisa em que foi despedido do Sporting...

É. Há coisas que não se esquecem. A propósito e com alguma ironia: consta ser convicção do Sportinga existência de um tal sistema que terá prejudicado o clube. A ser assim que sentido faz terem despedido tantos treinadores?

O futebol português tem salvação?

Sou um lutador fanático por Portugal. E tenho uma postura construtiva, acredito que se pode fazer muito melhor. Mas estamos condenados ao insucesso enquanto todos pensarmos que no futebol que o mal dos outros é um bem para nós. Quanto melhor estiverem todos os clubes melhor estará o nosso. O Rui Costa, O Paulo Sousa, o Figo, o Vítor Baía deverão transmitir essa mensagem.

Continua a dar-se bem com Rui Costa?

Fui, sou, e serei, sempre um fã incondicional do Rui e ele sabe isso.

Ele ficou muito triste por não ter aceite?

É possível que sim. E eu também.

E ele, vai dar-se bem no Benfica de Vieira?

Se não estivesse a correr bem ele não estava lá.

Deu-lhe algum conselho?

Não nego que trocamos muitas impressões. Sei que me ouve e eu aprendo com ele.O Rui é inteligente, experimentado e está consciente da tarefa que tem pela frente e do que representa para o Benfica e para o futebol português.

Quique Flores foi uma boa escolha?

Tendo em conta o que conheço do trabalho dele em Espanha, tem todas as condições pessoais e profissionais para treinar o Benfica.

Como é que vê a ameaça de o FC Porto não ir à Liga dos Campeões?

Lamento, mas não digo porquê.

O FCPorto tem o direito de preferência relativamente às dispensas do Manchester. Já manifestou algum interessa?

Não existe nenhuma obrigação mas as negociações relativas à transferência de Anderson com o Fc porto, noemadamente com Pinto da Costa decorreram com tal lisura que se estabeleceram sem qualquer compromisso mas sim por cortesia algumas 'obrigações' éticas. Obrigações éticas que não é comum acontecerem noutros caso.

Com o Sporting foi igual?

Não.

Foi mais fácil vencer o campeonato a Avran Grant ou a Mourinho?

Este ano foi mais difícil porque, na primeira metade da Liga, o Arsenal esteve muito forte e, a partir de Dezembro, o Chelsea foi um grande adversário. Se a prova tivesse mais uma ou duas jornadas seria muito difícil ao Manchester vencê-la. Estávamos no limite das nossas forças e capacidade. Depois da saída de Mourinho não foi fácil a Avran juntar as tropas e fazer aquela caminhada. Assim como a final - foi um jogo dificílimo para as duas equipas.

Já deu os parabéns a Jesualdo Ferreira?

Jesualdo Ferreira ganhou mais um campeonato com todo o mérito, o que não conseguiu fazer quando estve ao serviço do Benfica. isso só mostra que quando a qualidade de um treiandeo está bem enquadrada a possibildade de expressar as duas virtudes são sempre maiores. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt