"Portugal é o sétimo país mais envelhecido"
Portugal é um país mais envelhecido que o resto da União Europeia?
Portugal é o sétimo país mais envelhecido do mundo, mas os outros também são todos europeus, com excepção do Japão, que é o primeiro. Depois vêm a Alemanha e a Itália. Curiosamente são os países mais ricos, com excepção da Alemanha, que também começou a envelhecer mais cedo, que estão a combater melhor esta tendência. A Suécia, por exemplo, há uns anos era o segundo país mais envelhecido do mundo e hoje já saiu do top 10, com recurso a políticas de incentivo à natalidade. É uma situação complicada porque não há perspectivas de abrandar.
Qual é o cenário mais provável?
A Europa vai continuar a envelhecer e a partir de 2035 nem a emigração vai chegar para fazer aumentar a população. Vamos ter mais de 30% da população com mais de 65 anos. Lembro que em Portugal, nos anos 60 do século passado, essa percentagem era de apenas 6%. Agora são cerca de 18%.
E esses 18% de idosos vivem pior que no resto da Europa?
Os salários em Portugal são dos mais baixos da Europa e as reformas são calculadas com base nos salários, por isso, a capacidade dos idosos para ter uma vida decente é muito mais pequena. Seria bom saber dos 18% de pobres que temos quantos são idosos. Por outro lado nos últimos 60 anos ganhámos 20 em esperança de vida. E isso conseguiu-se graças a melhores condições de vida e aos avanços na saúde.
O custo das pensões e do apoio necessário aos idosos, nomeadamente aos que vivem sozinhos, é comportável perante estes cenários?
O aumento da longevidade é um progresso extraordinário e o envelhecimento não é necessariamente uma coisa terrível. Temos que, como sociedade, adaptarmo-nos e aprender a viver com isso. Pensar que vamos viver mais tempo e prepararmo-nos para isso, ter estilos de vida mais saudáveis. Só se começou a falar do envelhecimento como um problema há 20, 15 anos... por outro lado parece-me que ultimamente o envelhecimento tem sido usado como álibi para se cortar nos direitos sociais, para aumentar a idade de reforma, para as medidas de austeridade.